www.jn.ptjn.pt - 22 ago. 13:00

Detido em Marrocos suspeito de ligação ao ataque de Barcelona

Detido em Marrocos suspeito de ligação ao ataque de Barcelona

A polícia marroquina prendeu um homem de 34 anos por suspeitas de ligação ao atentado de Barcelona, informou a televisão marroquina 2M (estatal).

A detenção ocorreu em Uxda, extremo noroeste do país, onde o homem está a ser interrogado neste momento, segundo a televisão, que cita "fontes próximas do processo".

Outro media da Web assegura que a detenção aconteceu nas primeiras horas de domingo.

Contactado pela agência Efe, o Ministério do Interior disse não poder confirmar a detenção neste momento.

O detido viveu no mesmo bairro da localidade catalã de Ripoll onde residia Moussa Oukabir, um dos membros do comando, e a sua alegada ligação a este torna a detenção "importante", de acordo com a cadeia.

A cadeia assegura, por outro lado, que outro marroquino ex-residente em Espanha, concretamente na periferia de Barcelona, durante 10 anos, foi detido em Nador, cidade vizinha de Melilla, mas não está claro que tenha relação com o anterior, nem que tenha algo a ver com o atentado de Barcelona.

Este homem, de 28 anos, e "fortemente radicalizado", declarou lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico e preparava "vários atentados", entre os quais um contra o edifício da Embaixada de Espanha em Rabat, de acordo com a mesma fonte, que não fornece pormenores a este respeito.

Por último, a 2M sublinha que um grupo de peritos da polícia marroquina se deslocou a Barcelona para apoiar as investigações sobre a célula catalã e as possíveis ramificações.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 14:00:00.0
, url=http://www.jn.pt/mundo/interior/detido-em-marrocos-suspeito-de-ligacao-ao-ataque-de-barcelona-8720551.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=210
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_804470857_detido-em-marrocos-suspeito-de-ligacao-ao-ataque-de-barcelona
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]