observador.ptobservador.pt - 22 ago. 15:26

Chiu, é segredo: McLaren já está a fazer um eléctrico

Chiu, é segredo: McLaren já está a fazer um eléctrico

Depois de tanto defender os motores de combustão ou, no limite, os híbridos, como o P1, a McLaren rendeu-se e produziu um desportivo 100% eléctrico. Ou melhor cinco, para um grupo de clientes.

A McLaren sabe que, se o presente é a gasolina para os superdesportivos, é claro, o futuro é decididamente eléctrico, pelo que continuar a virar as costas à electricidade era uma decisão de que podia arrepender-se dentro de muito pouco tempo. E como “a sorte protege os audazes”, eis que um grupo de clientes forneceu-lhe uma oportunidade de ouro: desenvolver um desportivo eléctrico às suas próprias expensas.

As últimas temporadas na Fórmula 1 não terão feito maravilhas à imagem da McLaren, mas a sua divisão de veículos de estrada corre sobre rodas. Como, aliás, seria pressuposto. Os seus superdesportivos são tão exuberantes de aspecto, como possantes e rápidos, mas sempre a gasolina e com turbo. Ou, melhor, turbos – tudo para extrair o máximo de potência, sem contudo fazer disparar o peso ou os consumos.

É claro que os dirigentes da McLaren não são distraídos a ponto de não repararem nos superdesportivos 100% eléctricos que regularmente chegam ao mercado, vindos de marcas que “ninguém conhece” e concebidos por técnicos de quem nunca ninguém ouviu falar. Mas é esta a beleza dos automóveis eléctricos, que por ser uma nova tecnologia, nivelou todos os players e anulou a vantagem dos construtores tradicionais.

Vem isto a propósito de um reduzido número de clientes da marca ter revelado interesse em adquirir um superdesportivo eléctrico digno desse nome. Vai daí, o construtor inglês recorreu à McLaren Applied Technologies, que vai fornecer as baterias aos Fórmula E a partir de 2018, de forma a permitir-lhes realizar uma corrida sem ter de mudar de veículo, e a quem caberá fornecer as baterias e motores para o novo superdesportivo da casa.

Resolvido o problema das baterias e dos motores, e como de chassis e suspensões sabe a McLaren, tudo o resto vai ser simples. Muito simples. Mas isso não impede que os tais cinco clientes afortunados tenham de esperar até 2022. Basicamente porque, antes disso, a McLaren quer electrificar a maioria dos seus desportivos (só os Sport e Super Series), equipando-os com pequenas baterias e pequenos motores (200 ou 300 cv, só para não dizer que não tem nada…) para ajudar no arranque e nas reprises. No limite, até para entrar e sair do estacionamento.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
NewsItem [
pubDate=2017-08-22 16:26:39.0
, url=http://observador.pt/2017/08/22/chiu-e-segredo-mclaren-ja-esta-a-fazer-um-electrico/
, host=observador.pt
, wordCount=385
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_780396413_chiu-e-segredo-mclaren-ja-esta-a-fazer-um-electrico
, topics=[auto, atualidade, mclaren, marcas, supercarros]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]