www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 22 ago. 11:44

Leia a carta que os líderes mundiais da tecnologia enviaram à ONU

Leia a carta que os líderes mundiais da tecnologia enviaram à ONU

Elon Musk, da Tesla, Mustafa Suleyman, da Google, e Esben Østergaard, da Universal Robotics, entre outros, querem travar o uso de armas autónomas

O comunicado chamou-lhes de “robots assassinos” e esta não é a primeira vez que os líderes do mundo da tecnologia alertam as Nações Unidas para os perigos da Inteligência Artificial. Já em 2015, a indústria tinham tentado alertar a ONU para a urgência de se fazer algo para tentar travar o desenvolvimento desenfreado da robótica, apelando a uma proibição internacional das armas autónomas.

Dois anos depois, foram 116 líderes tecnológicos de 26 países (não incluindo Portugal) a renovar o apelo, de empresas que atuam no mundo inteiro, estão avaliadas em milhões e empregam investigadores e engenheiros da área. Nos signatários contam-se nomes como Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, Mustafa Suleyman, da Google e Esben Østergaard, fundador & CTO da Universal Robotics.

“Como empresas que desenvolvem tecnologias de Inteligência Artificial e Robótica que podem ser reutilizadas no desenvolvimento de armas autónomas, sentimo-nos especialmente responsáveis ​​neste alerta. Congratulamo-nos calorosamente com a decisão da Conferência das Nações Unidas sobre a Convenção sobre Certas Armas Convencionais (CCW) de criar um Grupo de Especialistas Governamentais (GGE) em Sistemas de Armas Letais Autónomas. Muitos de nossos investigadores e engenheiros desejam oferecer conselhos técnicos para as suas deliberações.

Recomendamos a nomeação do embaixador Amandeep SinghGill da Índia como presidente do GGE. Solicitamos às Altas Partes Contratantes que participam do GGE que trabalhem arduamente para encontrar meios para impedir uma corrida a essas armas, para proteger os civis do uso indevido e para evitar os efeitos desestabilizadores dessas tecnologias. Lamentamos que a primeira reunião do GGE, que deveria começar hoje (21 de agosto de 2017), tenha sido cancelada devido a um pequeno número de estados não terem pago as suas contribuições financeiras à ONU. Instamos as Altas Partes Contratantes, portanto, a duplicar os seus esforços na primeira reunião do GGE agora planeada para novembro.

As armas letais autónomas ameaçam tornar-se a terceira revolução na guerra. Uma vez desenvolvidas, permitirão que os conflitos armados sejam combatidos numa escala maior do que nunca, e em intervalos de tempo mais rápidos do que os seres humanos poderão compreender. Estas podem ser armas de terror, armas que os déspotas e os terroristas utilizam contra populações inocentes e armas pirateadas para se comportarem de maneiras indesejáveis. Não temos muito tempo para agir. Uma vez que esta caixa de Pandora seja aberta, será difícil fechar. Portanto, imploramos às Altas Partes Contratantes para que encontrem uma maneira de nos proteger de todos esses perigos.”

A carta foi apresentada na abertura da Conferência Internacional de Inteligência Artificial (IJCAI 2017), que está a decorrer em Melbourne, na Austrália, por Toby Walsh, professor australiano de Inteligência Artificial e um dos mentores da iniciativa. “Quase todas as tecnologias podem ser usadas para o bem e o mal, e com a inteligência artificial não é diferente”, explicou o investigador, acrescentando que é necessário “tomar decisões hoje, escolhendo que futuro desejamos. Apoio fortemente o apelo de muitas organizações humanitárias e outras por uma proibição da ONU em relação a essas armas, semelhante às proibições de armas químicas e outras “.

Em dezembro do ano passado, os 123 membros que pertencem ao Comité da Conferência das Nações Unidas sobre a Convenção sobre Certas Armas Convencionais concordaram em iniciar conversações formais sobre armas autónomas, tendo 19 países concordado em proibir o seu uso.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 12:44:36.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/leia-carta-os-lideres-mundiais-da-tecnologia-enviaram-onu/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=540
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_762461179_leia-a-carta-que-os-lideres-mundiais-da-tecnologia-enviaram-a-onu
, topics=[tecnologia, economia]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]