mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 22 ago. 14:34

Mais de 600 pessoas a dançar: Vira Minhoto bate recorde do Guinness

Mais de 600 pessoas a dançar: Vira Minhoto bate recorde do Guinness

661 pessoas juntaram-se na Praça da República, em Ponte da Barca, no passado domingo, 20 de agosto, para dançar, em simultâneo, o Vira Minhoto. O objetivo era entrar ...

661 pessoas juntaram-se na Praça da República, em Ponte da Barca, no passado domingo, 20 de agosto, para dançar, em simultâneo, o Vira Minhoto. O objetivo era entrar no Livro Guiness de Recordes e foi cumprido, segundo o jornal Correio do Minhoto.

Para bater o recorde mundial, o Vira do Minho, integrado no programa da Romaria de São Bartolomeu, contou com a participação dos 15 grupos folclóricos do concelho.

O Vira é um género músical coreográfico do folclore português, dançado em várias regiões do país mas mais conhecido como característico do Minho. As origens do vira, que alguns situam no ternário da valsa oitocentista e outros buscam mais atrás, no fandango, parecem ser muito antigas. Alguns especialistas recordam que Gil Vicente fazia referência àquela dança na peça Nau d'Amores.

De acordo com o Portal do Folclore Português, naquela dança, os pares de bailarinos, "dispostos em roda, de braços erguidos, vão girando vagarosamente no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio".

"Os homens vão avançando e as mulheres recuando. A situação arrasta-se até que a voz de um dançador se impõe, gritando fora ou virou. Dão meia-volta pelo lado de dentro e colocam-se frente a frente com a moça que os precedia. Este movimento vai-se sucedendo até todos trocarem de par, ao mesmo tempo que a roda vai girando, no mesmo sentido".

Segundo aquele portal especializado no folclore português, "este é apenas o mais simples dos viras de roda, pois outros há com marcações mais complexas".

A romaria de São Bartolomeu, que decorre até ao dia 24 de agosto, em Ponte da Barca, é ainda conhecida pelas rusgas populares.

Aquela tradição, com mais de cem anos, cumpre-se sempre a 23 de agosto. As rusgas populares são o número emblemático das festas de São Bartolomeu, numa noite dedicada às danças e cantares populares.

Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas, que contam com a participação de 80 grupos vindos de todo o país, desfilam e formam rodas de tocadores.

Além das rusgas populares, a romaria de São Bartolomeu inclui o cortejo etnográfico, bandas de música, tasquinhas, espetáculos de música popular, entre outros eventos.

Em julho de 2015, a ilha do Pico bateu o recorde da Maior Roda de Chamarrita do Mundo, um típico baile folclórico nos Açores, reunindo 544 "bailadores" no estádio municipal, uma iniciativa da Câmara Municipal da Madalena para dar a conhecer ao mundo as tradiç��es locais.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 15:34:21.0
, url=http://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/mais-de-600-pessoas-a-dancar-vira-minhoto-bate-recorde-do-guinness?artigo-completo=sim
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=393
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_722241096_mais-de-600-pessoas-a-dancar-vira-minhoto-bate-recorde-do-guinness
, topics=[tv, entretenimento, cinema, showbiz]
, sections=[vida]
, score=0.000000]