www.cmjornal.ptLuciano Amaral - 22 ago. 01:30

E depois do Zé Du

E depois do Zé Du

O MPLA nunca permitirá eleições justas, em especial no atual contexto.
A campanha eleitoral em Angola tem sido marcada por uma guerra de sondagens. A 7 de agosto, o site Maka Angola, do oposicionista Rafael Marques, divulgou uma sondagem que a presidência angolana teria encomendado, de acordo com a qual o MPLA venceria as eleições, mas só com 36% dos votos, ficando em minoria no parlamento.

O Maka Angola acusava a presidência de ter medo de revelar a sondagem, para não mostrar a real extensão da capacidade eleitoral do MPLA. A 10 de agosto, o oficial Jornal de Angola negava a sua veracidade e aparecia com outra, em que o MPLA ganharia com 68% dos votos.

O oposicionista Sedrick de Carvalho diz que o resultado das eleições "será o que o MPLA quiser". Se assim for, podemos apontar para qualquer coisa à volta dos 70%.

O MPLA nunca permitiria eleições justas, especialmente no contexto atual. Por um lado, José Eduardo dos Santos está de partida, ao fim de 38 anos na presidência.

O grande problema da sobrevivência das ditaduras está na sucessão. É então que começam a desfazer-se por dentro, porque se multiplicam aqueles que querem ser "califas no lugar do califa". João Lourenço é o sucessor nomeado e terá que ter uma legitimidade parecida à do antecessor.

Por outro lado, a economia angolana vive uma crise grave, resultante da queda do preço do petróleo.

A presidência precisa de se sentir legitimada para lidar com a impopularidade que há de vir.
NewsItem [
pubDate=2017-08-22 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/luciano-amaral/detalhe/e-depois-do-ze-du
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=234
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_676610333_e-depois-do-ze-du
, topics=[opinião, luciano amaral]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]