visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 ago. 10:06

Aprender enquanto se dorme? Sim, é possível

Aprender enquanto se dorme? Sim, é possível

Estudo conclui que criamos novas memórias mesmo enquanto dormimos

Ter dificuldades em dormir está, muitas vezes, associado à permanente atividade do cérebro. Independentemente de estarmos acordados ou não, a mente está sempre a trabalhar. O que um novo estudo, de pequena escala, concluiu agora é que é possível reter novas informações durante o sono - o que até pode não parecer assim tão estranho, tendo presente a tal ideia que a mente nunca "desliga" completamente.

Conduzido por um grupo de investigadores da Universidade de PSL em Paris, França, o estudo concluiu que o ser humano é capaz de formar novas lembranças durante o sono. Os investigadores tocaram padrões de sons complexos enquanto os participantes dormiam e descobriram que, ao acordarem, os participantes conseguiam reconhecer os mesmos sons.

A pesquisa contou com um grupo reduzido de 20 pessoas, monitorizadas por máquinas destinadas a medir a atividade cerebral durante a noite. Desta forma os investigadores puderam estudar cada fase do sono e perceber que a fase REM ("Movimento Rápido dos Olhos") é mais propícia à formação de novas memórias. Nesta fase a atividade cerebral à equiparada à do estado de vigília.

Os resultados sugerem ainda que, assim como podem ser criadas novas memórias enquanto se dorme, elas "também podem ser suprimidas" durante o processo, escrevem os autores. Não foram estudadas as causas para que tal aconteça, uma vez que a investigação limitou-se a observar e a expor os resultados da experiência, sem avançar com possíveis explicações.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 11:06:05.0
, url=http://visao.sapo.pt/visaomais/2017-08-22-Aprender-enquanto-se-dorme--Sim-e-possivel
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=232
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_52265623_aprender-enquanto-se-dorme-sim-e-possivel
, topics=[aprender, sono, universidade de psl, visão mais, estudo]
, sections=[]
, score=0.000000]