sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 22 ago. 13:16

Sabe por que razão nunca foram divulgadas imagens de Osama Bin Laden morto?

Sabe por que razão nunca foram divulgadas imagens de Osama Bin Laden morto?

Robert O’Neill, um dos membros que participou na “Operação Gerónimo”, nome dado à operação que teve como fim matar o terrorista, explicou tudo no seu livro.

No dia 2 de maio de 2011 o mundo (quase) parou com a morte do líder e fundador da Al-Qaeda, Osama Bin Laden. No entanto, até hoje, as imagens da sua morte nunca foram divulgadas, e foram muitos o que se questionaram sobre o porquê de a Casa Branca nunca ter libertado as imagens do corpo do terrorista, assim como fez com a morte de Saddam Hussein, o antigo presidente do Iraque.

Agora, a explicação para isto é dada no livro que foi escrito por Robert O’Neill, um dos membros da equipa que matou Bin Laden, e numa publicação de Jack Murphy, um antigo militar.

No site Sofrep, Murphy explica que o estado do corpo de Bin Laden ficou de tal forma degradado que punha em causa a reputação dos militares dos Estados Unidos. Os soldados dispararam mais de 100 balas contra o líder da Al-Qaeda, e a exposição destas imagens podia causar um “escândalo internacional” e as “investigações iriam levar a outras operações que muitos querem manter em segredo”, disse.

"Sob as Leis da Guerra Terrestre, um soldado tem todo o direito de fazer alguns tiros no alvo, depois de este ter caído. Sempre que o inimigo não se rende, é moral, legal e ético atirar contra o corpo algumas vezes para se certificar de que está realmente morto e não representa mais uma ameaça. Mas o que aconteceu a Bin Laden foi excessivo.", explicou o antigo militar.

Já O’Neill descreveu, no seu livro “The Operator”, a intervenção da equipa 6 do SEAL – a principal força de operações especiais dos Estados Unidos da América – e referiu que os tiros foram de tal forma fatais, que lhe abriram a cebeça (de Bin Laden) ao meio.

A equipa entrou em Abottabad, no Paquistão, à procura da casa onde supostamente vivia Osama e terá sido no segundo andar que a equipa encontrou o filho do terrorista,  armado com uma AK-47: "Khalid, vem aqui", terá dito a equipa, e ao mostrar a cabeça, para espreitar, foi morto com tiros.

Nesse momento, O'Neill e outro militar subiram ao terceiro andar e ao entrar na habitação de Bin Laden encontraram duas mulheres, que imobilizaram de imediato com receio de que fossem bombistas suicidas. Ao fundo estava Osama Bin Laden e O'Neill, sem hesitar, disparou: "Em menos de um segundo, apontei a arma por cima do ombro direito de uma das mulheres e apertei o gatilho duas vezes. A cabeça do terrorista abriu-se ao meio e ele caiu para o chão. Disparei outra bala para a cabeça, por segurança", escreveu no livro.

Pouco depois desta operação, o Governo dos EUA anunciou que a “Operação Gerónimo” teria sido concretizada com sucesso, tendo o corpo de Bin Laden sido deixado, em segredo, no mar Arábico ainda no dia da sua própria morte.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 14:16:32.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/577305/sabe-por-que-razao-nunca-foram-divulgadas-imagens-de-osama-bin-laden-morto-
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=459
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_448572717_sabe-por-que-razao-nunca-foram-divulgadas-imagens-de-osama-bin-laden-morto
, topics=[eua, seal, bin laden, internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]