rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 22 ago. 09:22

Festival transforma Beja na “cidade dos contos”

Festival transforma Beja na “cidade dos contos”

As iniciativas, gratuitas e para públicos de todas as idades, vão decorrer em vários espaços da cidade e de aldeias do concelho.

Beja volta a transformar-se na "cidade dos contos", entre terça-feira e domingo, com o segundo Contar - Festival de Contos do Mundo.

Segundo a Câmara de Beja, que promove o festival em parceria com a Ouvir e Contar - Associação de Contadores de Histórias, as iniciativas, gratuitas e para públicos de todas as idades, vão decorrer em vários espaços da cidade e de aldeias do concelho.

O festival arranca na terça-feira, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Beja, com a sessão de abertura, seguindo-se, às 18h30, a conversa "Artífices do Tempo", com o "mestre" Torrão, que irá contar "estórias que moram" na "arte sem tempo" do cante alentejano.

Contadores convidados irão contar "Contos para enganar o tempo" a utentes de instituições particulares de solidariedade social de Beja, entre quarta e sexta-feira, e "Histórias para brincar com o tempo", a pais e filhos, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, entre quinta-feira e domingo.

Através da iniciativa "No comer e no contar, o pior é começar", o festival vai promover três jantares narrados, o primeiro na terça-feira, o segundo na quarta-feira e o terceiro no domingo, os quais contarão com a participação de contadores de histórias convidados e serão abertos a interessados mediante inscrição prévia.

Cinco noites do festival vão ser animadas com sessões de contos e histórias a cargo de narradores de vários cantos do mundo, a começar com a iniciativa "Há contos na Mouraria!", na terça-feira, na igreja de Santa Maria, a partir das 21h30.

Nas noites de sexta-feira e sábado, entre as 21h30 e as 00h00, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, serão contadas "Histórias à margem do tempo" por vários contadores de Colômbia, Portugal, Brasil, Espanha, Argélia, Bélgica, Itália e Irlanda.

Espectáculos narrativos e poéticos, no Teatro Municipal Pax Julia, e o "Mercadinho de Coisas Miúdas", no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, com conversas com contadores e à volta de livros, brinquedos, olhares e memórias, são outras iniciativas previstas.

O festival também vai concluir concertos do músico e cantor português Eduardo Ramos, na quarta-feira, dos Parapente 700, na sexta-feira, das Moçoilas, no sábado, e dos Samba sem Fronteiras, no domingo, sempre ao final da noite, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia.

Através da iniciativa "Contos d'ir ao fresco", o festival vai para fora da cidade nas noites de terça-feira a sábado para contadores contarem histórias em espaços públicos de 12 aldeias do concelho de Beja.

Veja o programa completo

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 10:22:44.232
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/91581/festival_transforma_beja_na_cidade_dos_contos
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=395
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_241810549_festival-transforma-beja-na-cidade-dos-contos
, topics=[informação, vida]
, sections=[vida]
, score=0.000000]