www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 22 ago. 09:49

Schulz acelera ataque a Merkel após queda nas sondagens

Schulz acelera ataque a Merkel após queda nas sondagens

Uma sondagem publicada no Bild dá uma vantagem de 14 pontos percentuais à CDU de Angela Merkel. Schulz desvaloriza os números.

Martin Schulz, principal rival de Angela Merkel nas eleições agendadas para 24 de Setembro, aumentou o tom de críticas à actual chanceler alemã, numa altura em que as sondagens apontam para um aumento da distância das intenções de voto entre os dois candidatos.

As críticas a Merkel foram proferidas num discurso efectuado em Bremen, o primeiro de cerca de 40 grandes comícios que Schulz tem previstos para as próximas cinco semanas.

"Tem sido escrito e estimado que as eleições já estão decididas. Mas tenho que vos dizer: sondagens não são resultados. Têm a opção de escolher entre uma chanceler que evita qualquer debate sobre o futuro e alguém que vos diz o que quer fazer", afirmou.

De acordo com a Bloomberg, o candidato do SPD, partido que com a CDU de Merkel governa a Alemanha desde 2013, focou as criticas a Merkel nas questões da regulação, desigualdade do género e falta de investimento público. Apontou também que Merkel não pretende aumentar as pensões, o que representa uma "declaração de guerra contra uma geração inteira".

As críticas mais fortes por parte do antigo presidente do Parlamento Europeu surgem numa altura em que Schulz está a perder terreno nas sondagens. O barómetro do INSA publicado hoje no Bild dá à CDU 38% das intenções de voto, 14 pontos percentuais à frente do SPD (24%). Na sondagem efectuada pelo mesmo instituto, em Abril, os dois partidos surgiam empatados. Nas sondagens efectuadas por outros organismos a distância entre a CDU e o SPD oscila entre 15 e 18 pontos percentuais.

Merkel não foi o único alvo de Schulz, que também criticou Trump, que "não tem o desejo de se distanciar dos Nazis", assinalando a postura branda de Merkel face às declarações do presidente dos Estados Unidos. 

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 10:49:00.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/detalhe/schulz-acelera-ataque-a-merkel-apos-queda-nas-sondagens
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=287
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_1933018518_schulz-acelera-ataque-a-merkel-apos-queda-nas-sondagens
, topics=[europa, bremen, eleições, martin schulz, alemanha, cdu, spd, chanceler alemã, angela merkel]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]