mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 22 ago. 15:31

Cinema de Pedro Costa, Marta Mateus e Jorge Jácome no Festival de Nova Iorque

Cinema de Pedro Costa, Marta Mateus e Jorge Jácome no Festival de Nova Iorque

A 55.ª edição deste festival não competitivo decorrerá de 28 de setembro a 15 de outubro no Film Society of Lincoln Center e incluirá aquelas três produções portuguesas ...

A 55.ª edição deste festival não competitivo decorrerá de 28 de setembro a 15 de outubro no Film Society of Lincoln Center e incluirá aquelas três produções portuguesas na programação.

A organização do festival volta a olhar para o cinema de Pedro Costa selecionando "Casa de Lava", segunda longa-metragem do cineasta português, de 1994 e rodada em Cabo Verde. Em 2015, o Lincoln Center tinha já feito uma retrospetiva alargada da obra de Pedro Costa.

"Casa de lava", que, segundo o festival, é "um dos mais diretos acertos de contas com o legado colonial de Portugal", será mostrado na secção "The revivals" ao lado de filmes como "O sacrifício", de Andrei Tarkovsky, "L'une chante, l'autre pas", de Agnès Varda, e "O atalante", de Jean Vigo.

Na secção "Projections" serão mostradas as curtas-metragens "Farpões, baldios", primeiro filme de Marta Mateus, estreado em Cannes, e "Flores", de Jorge Jácome, distinguido este ano no IndieLisboa e que estará também presente em setembro no festival de cinema de Toronto.

O New York Film Festival abrirá com "Last flag flying", de Richard Linklater, e encerrará com "Wonder Wheel", de Woody Allen.

Será dedicada uma retrospetiva ao ator Robert Mitchum, pelo centenário do nascimento.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 16:31:21.0
, url=http://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/cinema-de-pedro-costa-marta-mateus-e-jorge-jacome-no-festival-de-nova-iorque?artigo-completo=sim
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=193
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_1251797718_cinema-de-pedro-costa-marta-mateus-e-jorge-jacome-no-festival-de-nova-iorque
, topics=[tv, atualidade, entretenimento, cinema]
, sections=[vida, actualidade]
, score=0.000000]