observador.ptobservador.pt - 22 ago. 14:15

Associação de Promoção ao Investimento Florestal critica reforma de Capoulas Santos

Associação de Promoção ao Investimento Florestal critica reforma de Capoulas Santos

A Associação de Promoção ao Investimento Florestal Acréscimo acusou o Governo de fazer uma falsa reforma das florestas, defendendo que o essencial seria dar apoio aos proprietários.

A Associação de Promoção ao Investimento Florestal Acréscimo acusou esta terça-feira o Governo de fazer uma falsa reforma das florestas, defendendo que o essencial seria dar apoio aos proprietários e reforçar o papel do Estado enquanto regulador.

Em comunicado, a Acréscimo acusa o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, de “abuso de propaganda a uma falsa reforma”, ao repetir “à exaustão os ‘benefícios’ da sua ‘grande reforma’, chegando mesmo a compará-la aos feitos do rei D.Dinis. Segundo esta associação, a atual reforma do Governo “deixa de fora o essencial”.

O essencial passaria por uma estratégia de extensão florestal, que assegurasse apoio técnico e comercial às centenas de milhares de proprietários rústicos com superfícies florestais”, defendeu a associação.

Além disso, acrescentou, uma “verdadeira reforma passaria ainda pela intervenção reguladora do Estado em mercados a funcionar em concorrência imperfeita, pela marcação de presença entre uma oferta excessivamente pulverizada e uma procura fortemente concentrada”.

“Uma verdadeira reforma passaria pelo reforço do papel do Estado, algo que não é assegurado pela atual ‘reforma'”, sublinha a associação.

A associação entende igualmente que uma reforma essencial do setor passa por um serviço de extensão que permitisse valorizar a produção de bens e a prestação de serviços, que assegurasse a maximização do rendimento florestal, notando que “o apoio financeiro, por si só, tem primado pelo desperdício”.

Criticando a comparação feita pelo ministro entre a atual reforma das florestas e os feitos de D. Dinis, a Acréscimo afirma que Capoulas dos Santos “pode continuar a propagandear a ‘grandeza’ dos seus feitos”, mas tem de se lembrar que “2017 é ano de seca extrema” e que “os grandes incêndios rurais” têm sido duros.

“Pelo histórico de grandezas e de consensos em matéria de política florestal, como comparar a atual ‘reforma’ com a reforma de 1996, a de 2004 ou mesmo a de 2006?”, questiona a associação presidida por Paulo Pimenta de Castro.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 15:15:30.0
, url=http://observador.pt/2017/08/22/associacao-de-promocao-ao-investimento-florestal-critica-reforma-de-capoulas-santos/
, host=observador.pt
, wordCount=308
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_1118775408_associacao-de-promocao-ao-investimento-florestal-critica-reforma-de-capoulas-santos
, topics=[acidentes e desastres, sociedade, governo, ambiente, política, ciência, natureza, floresta, incêndios]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]