www.jn.ptAnatolii Koval - 22 ago. 00:10

O Dia da Ucrânia

O Dia da Ucrânia

No meio de tantas festas que cada país tem, a maior, sem dúvida, é a nacional - Dia da Independência. Assim como cada um de nós anseia pela liberdade de escolha, da mesma forma cada Estado tem de ter a possibilidade de tomar decisões independentes que obedeçam às suas vontades e interesses, sem precisar de imposições e ordens externas.

Em 24 de agosto de 1991, o Supremo Conselho da República Socialista Soviética da Ucrânia adotou a Declaração de Independência da Ucrânia, que, na verdade, foi a restauração da independência da Ucrânia proclamada em 22 de janeiro de 1918.

A Ucrânia moderna herdou as suas características fundamentais de diferentes períodos da sua riqueza histórica: da Rus de Kyiv recebeu a escolha de civilização determinada pela adoção do cristianismo em 988, Kyiv - a sua capital e centro político e cultural das terras ucranianas durante mais de mil anos, a hryvnia - o nome da moeda, e até o próprio nome Ucrânia, que foi mencionado pela primeira vez nas Crónicas de Ipatiiv datadas de 1187; do Estado de Galychyna e Volyn vieram cores azul e amarela da bandeira nacional e o rumo europeu de desenvolvimento; do Grão-Ducado da Lituânia chegou a tradição europeia de governar as cidades, Lei de Magdeburgo; da era dos cossacos - as tradições democráticas da república e uma das primeiras constituições europeias composta por Pylyp Orlyk em 1710.

Durante a Revolução Ucraniana de 1917-1921, pela primeira vez os ucranianos criaram um Estado nacional independente. Do Estado ucraniano daquele período chegaram os fundamentos democráticos da construção do Estado, o primeiro Parlamento, estabelecido em março de 1917; primeiro Governo, símbolos de Estado: brasão de armas, hino "Ucrânia ainda não morreu", bandeira, a união das terras ucranianas num único Estado independente e a Academia de Ciências da Ucrânia, fundada em novembro de 1918.

A Ucrânia foi aceite como Estado independente na arena internacional no início do século passado, começando a funcionar o primeiro departamento de política externa, tendo o Governo estabelecido ligações com os países da Tríplice Entente, aceitando representantes da França e da Grã-Bretanha. Em dezembro de 1917, a delegação ucraniana participou em negociações de paz em Brest, onde em 27 de janeiro de 1918 foi assinado o primeiro tratado de paz na guerra mundial.

O Estado ucraniano iniciou o trabalho das suas missões diplomáticas na Roménia, Finlândia, Suíça, Suécia, Estónia, Letónia, Checoslováquia, Hungria, Polónia, Vaticano e recebeu mais de 20 representantes de países estrangeiros. A delegação da República Popular da Ucrânia participou na Conferência de Paz de Paris de 1918, enquanto atuava como representante diplomático interino da Ucrânia em França.

Embora a perda de independência como resultado da ocupação bolchevique após a Revolução Ucraniana de 1917-1921 tenha trazido os regimes totalitários criminosos - comunistas e nazi - que levaram milhões de vidas de cidadãos ucranianos como resultado do Holodomor, do Holocausto, do terror do Estado, das deportações e das guerras, o espírito dos ucranianos permaneceu indestrutível. Em 1945, a Ucrânia tornou-se um dos fundadores das Nações Unidas.

No final dos anos 80 do século XX, o movimento nacional-patriótico retomou a sua atividade em grande escala, sendo naquela altura que a questão da independência surgiu. A proclamação da independência da Ucrânia em 1991 desempenhou um papel decisivo no colapso da URSS e na destruição final do império totalitário comunista.

Hoje, a independência da Ucrânia, que se tornou um Estado soberano e mostrou-se capaz de estabelecer valores democráticos e defender a liberdade, é um grande obstáculo para o imperialismo russo e uma garantia do livre desenvolvimento dos estados europeus.

A vida tem apenas o valor que lhe damos. Para a Ucrânia, é inalterável - a liberdade, a independência, a paz, o direito de viver, amar e desenvolver-se de forma independente na sua terra natal.

Ao contrário do que pensa o nosso vizinho do norte, que anexou a península da Crimeia da Ucrânia e continua a cometer crimes de guerra no leste da Ucrânia, desconsiderando descaradamente as normas do Direito internacional, a Ucrânia não é um elemento de decoração para ninguém. Somos uma nação formada com o código genético da liberdade, endurecida em luta, que não perdoa desprezo, porque o caminho para a independência era um caminho muito espinhoso.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 01:10:00.0
, url=http://www.jn.pt/opiniao/convidados/interior/o-dia-da-ucrania-8719767.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=629
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_21_679388161_o-dia-da-ucrania
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]