www.cmjornal.ptRicardo Ramos - 21 ago. 01:30

Redes sociais de ódio

Redes sociais de ódio

Matava todos os infiéis e só deixava os muçulmanos que seguissem a religião.
"Matava todos os infiéis e só deixava os muçulmanos que seguissem a religião". A frase foi escrita numa rede social por Moussa Oukabir, um jovem de 15 anos que viria, dois dias depois, a integrar a célula terrorista que matou e feriu dezenas de pessoas em Barcelona e Cambrils.

Muitos leram a frase, talvez alguns a tivessem partilhado. Ninguém – inclusive a rede social onde foi escrita - a denunciou como aquilo que era: uma declaração de ódio.

Na semana passada, após a manifestação de grupos racistas e neonazis em Charlottesville, redes sociais e plataformas de Internet que alojavam páginas de grupos racistas e supremacistas correram a encerrá-las, numa atitude tão louvável como hipócrita.

Será que só então repararam que serviam para difundir mensagens de ódio? Claro que não. Se as redes sociais têm algoritmos para detetar e bloquear pornografia, porque não são capazes de detetar e denunciar mensagens de ódio racial ou religioso? A resposta é simples: porque não querem.

Apelar à morte de negros, mulheres, homossexuais ou infiéis não é liberdade de expressão: é crime. E tanto devem ser punidos os que as escrevem como aqueles que permitem que essas mensagens de ódio sejam lidas e partilhadas.
NewsItem [
pubDate=2017-08-21 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/ricardo-ramos/detalhe/redes-sociais-de-odio
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=195
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_21_67437027_redes-sociais-de-odio
, topics=[opinião, ricardo ramos]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]