www.dn.ptMaritza Puertas de Rodríguez - 21 ago. 01:00

Opinião - O Peru de hoje

Opinião - O Peru de hoje

A 29 de agosto, chegará ao porto de Lisboa o navio-escola peruano B.A.P. Union. Uma visita que pretende simbolizar os entendimentos e a potencialidade da cooperação económica, comercial e política entre Portugal, o Peru e a América Latina

O Peru é conhecido essencialmente por ter sido berço de uma das grandes civilizações da humanidade. As sociedades e Estados que existiram no seu território desde há quatro mil anos. Nos Andes centrais. O império dos incas abarca apenas os últimos cem anos dessa história milenária. Machu Picchu, a cidadela que Neruda cantou, simboliza e projeta no mundo atual a história do antigo Peru. Daquele que, nos séculos XVII e XVIII, gerou utopias e lendas no imaginário europeu. Como a do país do ouro e da sociedade igualitária.

Este Peru que se funde na história e no mito da sua diversidade cultural, deuses e cosmogonias tutelares é hoje, ao mesmo tempo, um Peru moderno que abriu a sua economia ao mundo. Que oferece condições de estabilidade e garantias ao investimento estrangeiro. Que constitui um dos milagres económicos latino-americanos. E no qual o quotidiano da sua vida decorre numa democracia consolidada. Onde o Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos são um consenso nacional.
Há 15 anos que a economia peruana cresce a uma média anual de 5,41%. A América Latina fá-lo à média de 2,96%. O seu produto interno bruto é de 195 mil milhões de dólares (2016). A economia peruana sustenta esse crescimento na indústria mineira, hidrocarbonetos, comércio, construção e manufatura. Estes indicadores definem o Peru como um país emergente de rendimento médio-alto.

Desde o século XV, tem sido e é um país de enormes potenciais mineiros. Atualmente, é o segundo produtor de prata do mundo. O terceiro de zinco. O terceiro de cobre. Ocupa o quarto lugar na produção de estanho, chumbo e molibdénio. E é o sexto produtor de ouro. As suas reservas garantem-lhe uma competitividade importante no futuro da atividade mineira mundial. Possui as terceiras reservas de cobre, depois do Chile e da Austrália. Igualmente no caso do zinco. E ocupa o sexto lugar nas reservas mundiais de ouro. Apesar disso, o governo e as empresas desenvolvem um enorme esforço para obter uma maior diversificação produtiva, especialmente na agroindústria, na pesca e nas manufaturas com competitividade internacional, como é o caso da indústria têxtil.

O Peru de hoje é um país que registou avanços muitos importantes no desenvolvimento e na coesão social. Nos últimos dez anos, reduziu a pobreza em 50%. O índice de desigualdade também diminuiu, se bem que ligeiramente. Evidentemente, o país continua a enfrentar os desafios da pobreza rural extrema e de assegurar que nos próximos anos se mantenha a tendência para a redução da pobreza global. Ao mesmo tempo, existe um desequilíbrio físico-social devido às migrações dos habitantes do mundo rural para as grandes cidades. Lima, a capital, concentra um terço da população (10 milhões de habitantes). E isso levanta problemas e desafios.

O Peru de hoje abre também ao mundo os seus recursos turísticos. A oferta é essencialmente cultural, histórica e natural. A Machu Picchu e aos numerosos centros arqueológicos incas juntam-se cidadelas de civilizações muito mais antigas. Na costa, Caral, perto de Lima, que data de há 4000 anos. Em Lambayeque, os Túmulos Reais do Senhor de Sipán, da cultura mochica, de há 1700 anos. Na serra central, Chavín de Huántar, expressão da primeira unificação pan-andina que floresceu há 3000 anos. E, na selva de montanha, Kuélap, o complexo arqueológico pré-inca da cultura chachapoyas.

O turismo de natureza regista um crescimento cada vez maior. Concentrado nas suas reservas naturais, que possuem um dos índices de maior biodiversidade no mundo. Em particular, as reservas e os parques declarados pela UNESCO Património Natural da Humanidade: Manu, Gran Pajatén, Huascarán e Pacaya Samiria. Na Amazónia peruana.

Não é possível explicar o Peru moderno, dos nossos dias, sem o seu passado histórico. Diferentes e várias sociedades e Estados floresceram no seu território desde há 4000 anos. É um país pluricultural, pluriétnico e plurilinguístico. E esta diversidade dos homens e mulheres do Peru, das suas culturas, das suas criações artísticas, das suas tradições e mitos, é a maior riqueza do país.

É também um país com vocação marítima, que olha para a relevante história marítima de Portugal como um contributo decisivo para a evolução da navegação no mundo. O mar está na origem dos laços históricos entre o Peru e Portugal. Como veículo da imigração primeiro e, mais tarde, do comércio e dos intercâmbios humanos e culturais. Proximamente, a 29 de agosto, chegará ao porto de Lisboa o navio-escola peruano B.A.P. Union. Uma visita que pretende simbolizar os entendimentos e a potencialidade da cooperação económica, comercial e política entre Portugal, o Peru e a América Latina.

Embaixadora do Peru em Portugal

NewsItem [
pubDate=2017-08-21 02:00:00.0
, url=http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/o-peru-de-hoje-8717776.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=749
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_21_1428430819_opiniao--o-peru-de-hoje
, topics=[opinião, convidados, papel]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]