www.cmjornal.ptBruno Figueiredo - 21 ago. 01:30

Cartão de visita

Cartão de visita

ASAE sem recursos humanos para se ocupar dos prevaricadores.
Anualmente, dezenas de taxistas são detidos em Lisboa por especulação. Só no último ano e meio foram detidos quarenta e oito.

O contacto com as vítimas, normalmente turistas, ocorre no aeroporto de Lisboa, transformando esta burla num cartão de visita à cidade.

A força e alcance das redes sociais viu-se recentemente no caso do "Made in Correeiros". Após ampla divulgação e partilha, a sua esplanada vazia passou a contrastar com a esplanada cheia do restaurante vizinho. Mas se aí tínhamos um agente económico devidamente identificado, no caso dos taxistas isso não sucede.

A tendência será sempre a generalização, agravando o enorme estigma social que estes profissionais já carregam e denegrindo a própria imagem do país, com consequências gravosas para o turismo.

A investigação dos crimes contra a economia, entre os quais o de especulação, são do foro específico da ASAE. Contudo, a escassez de recursos humanos e o leque de competências alargado que o Estado lhe atribui, impedem que este OPC devote a necessária atenção ao fenómeno.

E perante a incapacidade de resposta da ASAE, é a PSP, afastada da sua missão de segurança interna, que se vai ocupando dos prevaricadores.
NewsItem [
pubDate=2017-08-21 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/bruno-figueiredo/detalhe/20170821_0017_cartao-de-visita
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=186
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_21_1355365921_cartao-de-visita
, topics=[opinião, bruno figueiredo]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]