mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 13 ago 11:19

Mais de seis mil canecas recicláveis vendidas no Festival Bons Sons

Mais de seis mil canecas recicláveis vendidas no Festival Bons Sons

Ao segundo dia do festival “já foram vendidas mais de seis mil canecas de plástico recicláveis”, disse à Lusa Ana Brazão, responsável pelo Plano Ecológico dos Bons Sons, que ...

Ao segundo dia do festival “já foram vendidas mais de seis mil canecas de plástico recicláveis”, disse à Lusa Ana Brazão, responsável pelo Plano Ecológico dos Bons Sons, que ao longo de quatro dias leva a música portuguesa à aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar.

O festival baniu este ano os copos de plástico, deixando aos festivaleiros apenas as possibilidades de “utilizarem esta caneca reciclável ou o tradicional púcaro de alumínio”, um dos símbolos do certame.

A ideia é “reduzir a pegada ecológica” no festival que pela primeira vez têm o apoio Selo Verde, um programa de 1,5 milhões de euros para cofinanciar medidas que tornem os festivais ambientalmente mais sustentáveis.

No caso do Bons Sons foram aprovadas quatro medidas: ações de sensibilização ambiental (que está a ser implementada no espaço criança); divulgação das medidas (através de vídeos projetados nos palcos entre concertos) a colocação de torneiras com temporizador e redução de caudal e a colocação de casas de banho secas.

As torneiras “vão traduzir-se numa redução de 50% da água habitualmente consumida”, afirmou Ana Brazão.

No caso das casas de banhos secas (que ao invés de àgua utilizam compostos) foram instaladas “dez nos parques de campismo” e, segundo a mesma responsável, os dejetos tratados serão “posteriormente usados nos jardins e campos da população”.

Depois das canecas, o material mais vendido hoje nas bancas de materiais promocionais do festival foram “os borrifadores”, na aldeia onde as temperaturas rondaram os 40 graus, e “esgotaram logo a seguir à hora do almoço, ou seja, um dia antes do que aconteceu o ano passado”, revelou Daniela Craveiro, da organização do Bons Sons.

O Festival Bons Sons decorre na aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar.

Este domingo, será tempo de ouvir Paulo Bragança e José Cid, que vai apresentar o álbum de rock progressivo "10.000 anos depois entre Vénus e Marte", enquanto noutros palcos estão previstas as atuações de Joana Barra vaz, Sonoscopia, Captain Boy, Sampladélicos, Samuel Úria e Orelha Negra.

1
1