observador.ptobservador.pt - 13 ago 11:00

Prodígio de 16 anos vai correr no Mundial de Ralis

Prodígio de 16 anos vai correr no Mundial de Ralis

Exemplo perfeito da máxima "os homens não se medem aos palmos", um jovem prodígio de 16 anos acaba de ser convidado para conduzir um dos Ford oficiais no Mundial de Ralis. Nome: Kalle Rovanperä.

aqui falámos dele. E impõe-se falar de novo, porque o jovem piloto finlandês Kalle Rovanperä, de apenas 16 anos, acaba de ser convidado pela equipa M-Sport, do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), para conduzir um dos seus Ford Fiesta WRC na edição deste ano do Rali da Grã-Bretanha. Sendo que a estreia só não acontece mais cedo porque Kalle só faz 17 anos a 1 de Outubro, idade a partir da qual já pode fazer um teste de condução e estrear-se no Mundial – apenas 26 dias após ter cumprido 17 primaveras!

De acordo com o site Motorsport, Kalle Rovanperä, teve já oportunidade de experienciar a condução do Fiesta WRC, durante um teste realizado, na última semana, junto às instalações da M-Sport, na floresta de Greystoke, Reino Unido. Sendo que, aprovado no ‘exame’, o finlandês vai agora continuar a acumular experiência, até à estreia no WRC. Participando, como até aqui, em provas na Finlândia e na Lituânia, ao volante de um Skoda Fabia R5, e em Itália, aos comandos de um Peugeot 208 T16 R5.

Apesar do convite da M-Sport, o manager do jovem piloto, Timo Jouhki, garante ter entre mãos “várias opções para a próxima temporada”, sublinhando que ainda decorrem conversações. Mas lá acaba por reconhecer que “é muito provável que o Kalle esteja ao volante de um Fiesta em Gales, já este ano, e continue a estar, na próxima temporada”.

O seu filho conduz bem? Então ponha os olhos neste

Aliás, o mesmo interlocutor disse à Motorsport não ter “dúvidas de que o Kalle está pronto para o WRC”, ainda que o objectivo, para o próximo ano, seja “continuar a aprender nos ralis”. Sendo que, para tal, garante Jouhki, “o R5 é uma boa opção”, ainda que “seja igualmente preciso acumular experiência e quilómetros no novo carro [do WRC]”.

“É claro que gostaríamos de ver o Kalle num dos nossos carros no Rali da Grã-Bretanha, no próximo Campeonato de Ralis britânico e no nosso programa para o WRC”, comenta pelo lado da M-Sport, o responsável máximo da equipa, Malcolm Wilson. “Estamos neste momento a tentar montar algo, até porque se trata, de entre os jovens pilotos, aquele de quem mais se fala. Tê-lo connosco seria óptimo!”

Curiosidade ou não, resta apenas dizer que Kalle Rovanperä é filho de um ex-piloto de ralis, Harri Rovanperä, que também andou pelo Mundial, tendo competido ao serviço da Seat, Peugeot, Mitsubishi e Skoda. Isto, além de ter participado em alguns eventos ao lado do hoje em dia director-geral da M-Sport, Malcolm Wilson.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
1
1