rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 13 ago 21:22

Bangladesh. Fortes chuvas já fizeram 14 mortos

Bangladesh. Fortes chuvas já fizeram 14 mortos

Há três pessoas dadas como desaparecidas. Cerca de 125 mil pessoas foram enviadas para refúgios.

Pelo menos 14 pessoas morreram e três continuam desaparecidas na sequência das inundações provocadas pelas fortes chuvas que afectam o norte do Bangladesh. Cerca de 125 mil pessoas foram enviadas para refúgios.

"Treze pessoas morreram hoje no distrito de Dinajpur e outra morreu no de Lalmonirhat, onde três pessoas continuam desaparecidas", disse à EFE o director-geral do Departamento de Gestão de Desastres, Reaz Ahmed.

Cerca de meio milhão de pessoas de 18 distritos do norte do país foram afectadas pelas inundações e pelas subidas fortes dos rios nos últimos dias, acrescentou Ahmed.

Na região mais afectada, no distrito de Dinajpur, 125 mil pessoas foram retiradas para 200 refúgios, adiantou o subcomissário da polícia local, Mir Khairul Alam.

"As inundações apanharam as pessoas de surpresa. É uma zona essencialmente seca, pelo que as pessoas não sabem como reagir face a esta situação", afirmou.

Em Junho, 18 pessoas morreram no noroeste do país por causa de inundações, de acordo com o Departamento de Gestão de Desastres.

Localizado no gigante Delta do Ganges, com pouca elevação relativamente ao nível do mar e com um quinto do seu território cercado de rios e afluentes, o Bangladesh costuma ser alvo de inundações na época das monções.

1
1