www.publico.ptpublico.pt - 12 ago 21:46

Farah fecha palmarés nos Mundiais com medalha de prata

Farah fecha palmarés nos Mundiais com medalha de prata

Britânico, que já havia vencido os 10.000m, foi batido pelo etíope Muktar Edris na final dos 5.000m.

Depois do triunfo nos 10.000m, a possibilidade de se sagrar tetracampeão mundial dos 5.000m configurava a despedida perfeita de Mo Farah nos Campeonatos do Mundo de atletismo. O britânico, que irá dedicar-se à maratona e deixar as provas de pista em que se notablizou, fechou a sua participação em Londres 2017 com uma medalha de prata.

Foi até aos últimos metros que se discutiu o pódio. Depois de uma fuga precoce do australiano Patrick Tiernan, a cinco voltas do final, a luta pelo triunfo ficou reduzida a Farah, a um trio de etíopes no qual se incluía Muktar Edris e alargou-se ao norte-americano Paul Chelimo, que sprintou para a medalha na última volta.

Edris aumentou o ritmo ainda antes de arrancar para os derradeiros 400m, o compatriota Yomif Kejelcha seguiu-lhe as pisadas e Farah acompanhou-os como pôde. À entrada para a última curva, a aceleração de Chelimo baralhou as contas e acabou por deixar Kejelcha de fora do pódio, com Edris a segurar o ouro (13m32,79s) e Farah a ficar-se pela prata, com 13m33,22s.

1
1