tek.sapo.pttek.sapo.pt - 26 jul. 12:47

Drones podem ser a solução para as falhas do SIRESP

Drones podem ser a solução para as falhas do SIRESP

A Tekever e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) anunciaram hoje que está a ser desenvolvida uma solução de comunicações sem fios ...

A Tekever e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) anunciaram hoje que está a ser desenvolvida uma solução de comunicações sem fios que poderá ajudar a ultrapassar algumas das difculdades que se têm feito sentir com a utilização do SIRESP ao longo dos últimos meses. Os drones serão a base deste sistema.

Em comunicado, o INESC TEC garante que este projeto, que dá pelo nome de Wise, terá capacidade para estabelecer, restabelecer e reforçar comunicações wireless em cenários de emergência, mesmo que não exista cobertura de rede.

Os drones podem ser usados de várias formas. Esta pode salvar vidas Ver artigo

"O que existe hoje em dia é a instalação de estações de base móveis temporárias que são suportadas em camião. Isto faz com que haja uma flexibilidade de posicionamento reduzida, na medida em que se está limitado aos locais onde é possível estacionar o veículo", explica Rui Campos, responsável pela área de redes sem fios do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, acrescentando que, atualmente, "as estações assentam maioritariamente em ligações via satélite com custos elevados e limitações de largura de banda".

Esta solução contempla cenários de incêndio ou cheia e poderá ser utilizado tanto para benefício das equipas de emergência no terreno, como das populações. “A solução que estamos a desenvolver vai permitir ultrapassar problemas como os que se têm vindo a verificar ultimamente, principalmente pela sua aplicabilidade em cenários de estabelecimento e reforço das comunicações em casos de emergência”, reforça o investigador.

A utilização de drones como veículo de suporte deste sistema vai ainda potenciar a sua aplicação noutros contextos, como festivais de verão, onde o Wise pode atuar para permitir o acesso à internet de banda larga; ou em zonas remotas, para alargar, temporariamente, a cobertura de uma dada rede.

Como referido, o sistema funciona com base numa rede de drones. Em operação, estes vão carregar pontos de acesso mesh e formar uma rede de comunicação móvel que estará em permanente ligação com a antena mais próxima. Um dos aspectos mais inovadores deste trabalho é que os drones vão organizar-se no terreno de acordo com o volume de tráfego detetado.

O instituto admite que este projeto pode produzir resultados científicos relevantes, mas também um valor económico significativo, dada a envolvência da empresa tecnológica Tekever.

Em desenvolvimento desde junho de 2016, espera-se que esteja terminado em maio de 2019.

O Wise é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

NewsItem [
pubDate=2017-07-26 13:47:33.0
, url=http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/drones-podem-ser-a-solucao-para-as-falhas-do-siresp
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=422
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_07_26_1098647001_drones-podem-ser-a-solucao-para-as-falhas-do-siresp
, topics=[tecnologia, notícias, telecomunicações]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]