visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 jul. 20:59

Há quatro tipos de utilizadores de Facebook. Em qual acha que se enquadra?

Há quatro tipos de utilizadores de Facebook. Em qual acha que se enquadra?

Um novo estudo divide jovens americanos utilizadores do Facebook em quatro grupos: construtores de relações, observadores, pregoeiros e selfies. Saiba qual é o seu

Uma equipa de três investigadores da Universidade Brigham Young analisou a forma como 47 jovens americanos (com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos) utiliza o Facebook e chegou a uma conclusão: o grupo avaliado pode ser dividido em apenas quatro categorias.

A realização de um questionário foi o método de investigação utilizado. O inquérito contava com um conjunto de 48 declarações que os jovens tinham de avaliar, como por exemplo: “O Facebook é uma fonte de stress e isso deprime-me” ou “O Facebook é uma forma de pedir ajuda ou algo que precise das pessoas”. Os jovens tinham de classificar cada declaração numa escala que de “mais parecido comigo” a “menos parecido comigo”. Após responderem aos questionário os jovens tiveram a possibilidade de justificar e classificar as respostas através de uma entrevista.

Os resultados obtidos permitiram à equipa de investigadores dividir o grupo de jovens em quatro categorias distintas:

Construtores de Relações

Nesta categoria incluem-se aqueles que utilizam a rede social como uma “extensão da vida real” afirma Tom Robinson, o autor principal do estudo, citado pelo site oficial da Universidade Brigham Young. Estes utilizadores utilizam a rede social essencialmente para cultivarem as relações já existentes para além do mundo virtual, para interagirem e manterem contacto com família e amigos.

Observadores

Neste grupo incluem-se aqueles que apenas utilizam o Facebook quase como uma obrigação social por estar na “moda” ou apenas para se manterem informados. Raramente divulgam informações pessoais, partilham fotos, colocam gostos ou escrevem comentários. Utilizam a rede social para observarem os perfis de outras pessoas.

Pregoeiros

Aqueles que se preocupam com o mundo podem incluir-se neste grupo. Ao contrário do construtores de relações, estes não utilizam a rede social como extensão da vida real mas distinguem a vida pessoal da virtual. Publicam informações e promovem eventos da atualidade que consideram importantes. Detalhes da vida pessoal raramente são revelados. Jornalistas, ativistas e organizadores de eventos são exemplos de pregoeiros.

Selfies

Estes apenas se preocupam com eles próprios em contraste com os pregoeiros. São ativos no Facebook e utilizam a rede social para chamarem a atenção para eles próprios. São considerados os auto-promotores das próprias páginas e publicam fotos, vídeos e atualizações de status apenas como uma forma de obterem gostos.

O estudo apenas contou com a participação de 47 indivíduos, uma amostra de estudo considerada reduzida. No entanto, os autores garantem que, com a utilização da metodologia Q, usada nas ciências sociais e humanas para analisar dados subjetivos, o tamanho reduzido da amostra é suficiente para revelar padrões sólidos.

O estudo apenas avaliou um pequeno grupo de jovens americanos e, por isso, não abrange toda a vasta população de utilizadores do Facebook (cerca de dois mil milhões de utilizadores).

NewsItem [
pubDate=2017-07-22 21:59:14.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-07-22-Ha-quatro-tipos-de-utilizadores-de-Facebook.-Em-qual-acha-que-se-enquadra-
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=443
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_07_22_475999268_ha-quatro-tipos-de-utilizadores-de-facebook-em-qual-acha-que-se-enquadra
, topics=[universidade brigham young, sociedade, facebook, estudo]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]