www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 22 jul. 19:27

Investidor misterioso encaixa 10 milhões com aposta de risco num strangle

Investidor misterioso encaixa 10 milhões com aposta de risco num strangle

O investidor misterioso que fez este trade estava a apostar que os discursos de Yellen perante o Senado e outros eventos iriam mexer com o mercado de obrigações. Como não sabia em que direcção, optou pelo strangle.

No início da segunda semana de Julho um investimento no mercado de opções em Wall Street não passou despercebido. Alguém aplicou 10 milhões de dólares em opções de venda (put) e opções de compra (call) de obrigações do Tesouro dos Estados Unidos, de forma simultânea. Um trade que é conhecido por "strangle" e que os investidores utilizam quando acreditam que um determinado activo vai registar uma variação significativa, mas não sabem em que direcção (veja aqui como funciona o strangle).

A operação chamou a atenção de Wall Street, não só porque era de grande dimensão (envolveu 63.500 contratos), mas sobretudo porque só tinha possibilidade de ter sucesso em caso de ocorrer uma volatilidade acentuada no mercado de obrigações dos EUA, o que não acontecia há vários meses. A volatilidade nas obrigações dos EUA atingiu mesmo mínimos históricos nos meses mais recentes.

A Bloomberg, que cita traders de obrigações, diz que um strangle desta dimensão é raro, sendo que este terá sido mesmo o mais avultado de sempre.

O investidor misterioso que fez este trade estava a apostar que os discursos de Yellen perante o Senado e outros eventos iriam mexer com o mercado de obrigações (inflação, decisão do BCE, etc). Como não sabia em que direcção, optou pelo strangle. E a verdade é que acertou, pois segundo a Bloomberg obteve um lucro de 10 milhões de dólares, duplicando o investimento inicial feito 15 dias antes.

Os contratos expiravam a 21 de Julho (esta sexta-feira) às 15:00 em Nova Iorque. Nessa altura a "yield" das Treasuries a 10 anos estava nos 2,23%, cerca de 15 pontos base abaixo dos 2,38% a que se situavam quando este strangle foi montado. O lucro de 10 milhões de dólares assume que o investidor não fechou a posição antes de chegar à maturidade. Como é perceptível no gráfico em baixo, o trade era rentável desde que a "yield" estivesse abaixo de 2,28% ou acima de 2,48%.

O potencial de ganhos deste strangle era ilimitado, acabando por duplicar o investimento beneficiando com a subida das obrigações e consequente descida das "yields".

Ironicamente, diz a Bloomberg, o strangle deste investidor misterioso acabou por abrandar a volatilidade nos últimos dias antes de chegar à maturidade, com os futuros sobre as treasuries a 10 anos a travarem depois de superarem o preço de exercício de 126 que estava definido na opção de compra do strangle.

NewsItem [
pubDate=2017-07-22 20:27:13.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/investidor-misterioso-encaixa-10-milhoes-com-aposta-de-risco-num-strangle
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=392
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_07_22_1315102511_investidor-misterioso-encaixa-10-milhoes-com-aposta-de-risco-num-strangle
, topics=[tesouro dos estados unidos, wall street, treasuries, opções, strangle]
, sections=[economia]
, score=0.000000]