exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 18 jul 11:37

Mulher tinha 27 lentes de contacto no olho

Mulher tinha 27 lentes de contacto no olho

Uma mulher ia ser operada para remover cataratas quando os médicos descobriram que tinha 27 lentes de contacto dentro de um olho.

A mulher de 67 anos usa lentes descartáveis há mais de 30 anos e confessa que não costumava fazer exames frequentes à visão. Em novembro, estava agendada para um cirurgia às cataratas quando os médicos que a acompanharam detetaram que ela tinha 27 lentes de contacto enfiadas no olho: 17 todas coladas umas às outras e mais dez espalhadas pela superfície do olho, noticia o ArsTechnica.
Rupal Morjaria, um dos médicos que a viu, diz que a paciente se queixava de secura nos olhos e de algum desconforto. Os médicos detetaram uma massa azulada e, quando viram com mais detalhe, encontraram mais dez lentes soltas. «Nenhum de nós tinha visto alguma coisa semelhante antes», diz Morjaria, «todas as 17 lentes estavam coladas juntas. O mais surpreendente é como é que a paciente não notou nada, uma vez que aquela massa devia estar a causar muita irritação».
O caso foi tornado público para que os médicos prestem atenção a potenciais cenários idênticos. Não se presta muita atenção a esta hipótese, uma vez que a massa da lente de contacto causaria muita irritação e seria imediamente detetada pelos utilizadores.
No caso desta mulher, a cirurgia foi adiada porque a acumulação das lentes gerou a acumulação de bactérias.

1
1