mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 18 jul 12:23

"Os Marretas": Ator que dava voz ao Sapo Cocas teve comportamentos "inaceitáveis"

"Os Marretas": Ator que dava voz ao Sapo Cocas teve comportamentos "inaceitáveis"

Após interpretar a personagem durante 27 anos, Steve Whitmire foi substituído por Matt Vogel. Estúdio fala em condutas inaceitáveis que duraram anos e família de Jim Henson também arrasa o ator.

Há uma semana, foi anunciado que o Sapo Cocas ia ter uma nova voz: Matt Vogel substituiria Steven Whitmire, que tinha sido a emblemática personagem verde na televisão e cinema desde 1990.

O ator dispensado teve direito aos cumprimentos da praxe - a Disney agradeceu as "enormes contribuições" (ele estava ligado aos Marretas desde 1978) e desejou-lhe sucesso nos próximos projetos -, mas este não se ficou e no seu blogue escreveu estar "devastado" por ter sido despedido pelo estúdio sem ter a oportunidade de discutir cara a cara "uma decisão tão drástica".

Whitmire, que ficou a saber da decisão em outubro, tem publicado vários textos a apresentar o seu lado da história e ao The Hollywood Reporter lançou mais luz sobre o tema, revelando que tinha sido despedido por uma questão sindical e principalmente por manifestar o seu descontentamento com as mudanças que estavam a ser feitas nos Marretas após a Disney comprar o estúdio de Jim Henson em 2004, que achava irem contra os desejos do fundador.

Ao mesmo jornal, fonte do estúdio esclareceu que existiu uma "sistemática conduta empresarial inaceitável", acrescentando que o estilo de comunicação era "excessivamente hostil e improdutivo" e a forma de negociação levava ao atraso dos programas, um persistente comportamento não profissional durante muitos anos que acabou por conduzir a este desfecho.

"O papel do Sapo Cocas é um icónico que é amado pelos fãs e levamos muito a sério a nossa responsabilidade de proteger a integridade dessa personagem. Durante muitos anos, manifestámos preocupações com a sistemática conduta empresarial inaceitável do Steve e ele consistentemente recusou responder a esse feedback. A decisão de separação foi difícil e tomada em consulta com a família Henson, que lhe dá todo o seu apoio", acrescentou esta fonte da Disney.

Num comunicado, Brian Henson, filho de Jim Henson e que se mantém como presidente do Muppets Studio, disse que a versão do Sapo Cocas de Steven Whitmire era "por vezes excelente e sempre bastante boa", mas que este "mandava emails e cartas a atacar toda a gente, os argumentos e o realizador".

A irmã Lisa Henson acrescentou que não queria ter um ator suplente para o papel mas ao mesmo tempo recusava aparecer em trabalhos que achava serem de segunda linha. E que "rejeitava os atores mais jovens" e não queria aparecer com eles nos programas.

No Facebook, a presidente da Fundação Jim Henson foi ainda mais direta numa mensagem que não está disponível para todo o público: "A versão de Steve da história é ridiculamente tendenciosa. O meu pai nunca lhe pediu para interpretar o Sapo Cocas, foi o meu irmão Brian. A representação que Steve fez do Sapo Cocas afastou-se imenso da do líder generoso e de bom coração dos Marretas do meu pai. Steve representou o Cocas como uma vítima amarga, zangada e deprimida. Pior que tudo, não foi engraçado ou divertido nos últimos anos. Estava mais do que na altura de o substituir. Acabem com a festa de lamentação. Voltemos ao verdadeiro espírito do Sapo Cocas de Jim Henson".

1
1