pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 18 jul 13:00

Escadas que reciclam energia podem substituir elevadores

Escadas que reciclam energia podem substituir elevadores

Um grupo de engenheiros mecânicos, biomédicos e informáticos desenvolveram escadas que podem substituir um dia os elevadores

Para a maioria das pessoas as escadas não são nenhum inconveniente mas, para aqueles que têm problemas de mobilidade, podem ser um pesadelo. No entanto, a subida ou descida penosa para alguns passará a ser mais fácil graças a novas “escadas de reciclagem de energia” que estão atualmente em processo de criação.

A ideia é que as escadas ajudem as pessoas a reduzir o esforço que gastam nas suas passadas, diminuindo assim o seu esforço.

Escadas que podem reciclar energia

Um grupo de engenheiros mecânicos, biomédicos e informáticos, do Georgia Institute of Technology, desenvolveu umas escadas de mola que são compactadas quando pisadas, absorvendo impacto e poupando 26% da energia que uma pessoa necessita de efetuar. Essa energia é então armazenada para fornecer um aumento de 37% no momento da pisada para elevar a pessoa na subida.

Estas escadas inteligentes diminuem o impacto sobre joelhos e tornozelos graças às molas embutidas e sensores de pressão. Além disso, poderão ser uma alternativa económica (e de baixo custo de manutenção) às muitas escadas rolantes que existem já um pouco por todos os edifícios.

Descer estas escadas é como carregar nos travões do seu carro com o motor ligado. As pernas usam muita energia para cada passo numa escada de modo a evitar descer muito rapidamente, com as nossas escadas, essa energia é armazenada ao invés de desperdiçada.

Referiu um dos investigadores, Lena Ting, do Georgia Institute of Technology.

Em comparação com andar em plano, usar escadas é três vezes mais exigente para os joelhos. Assim, esta tecnologia foi criada para ajudar as pessoas que sofrem de dor nas articulações, fraqueza muscular, com mobilidade motora reduzida e para as pessoas mais velhas.

Cada escada possui molas e sensores, fornecendo uma almofada e um travão para reduzir a quantidade de esforço ou impacto causados pelas escadas convencionais. O sistema pode ser instalado em escadarias já existentes de forma temporária ou permanente. Os investigadores esperam que este sistema possa substituir as escadas rolantes ou mesmo até os elevadores.

Via

1
1