observador.ptobservador.pt - 18 jul 09:40

Arábia Saudita investiga mulher de minissaia em vídeo

Arábia Saudita investiga mulher de minissaia em vídeo

Uma jovem está no centro de uma controvérsia na Arábia Saudita, depois de ter postado um vídeo a passear de minissaia numa das províncias mais conservadoras. É agora pedida uma investigação.

Uma jovem está no centro de uma controvérsia na Arábia Saudita, depois de ter postado um vídeo a passear de minissaia numa das províncias mais conservadoras do país. O Comité de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício (CPVPV) da Arábia Saudita pediu, na segunda-feira, que se julgue a jovem que aparece no vídeo, refere o El País.

O breve vídeo, originalmente publicado no Snapchat, mostra a mulher a caminhar por um antigo forte em Ushayqir, uma vila de Najd. O CPVPV referiu em comunicado ser responsável pelo cumprimento das regras morais sauditas e informou que “o caso da menina que atravessou a zona histórica de Ashkir foi enviado às autoridades competentes”.

O jornal saudita Okaz informou no domingo que as autoridades locais escreveram uma carta ao governador da região e à polícia a pedir uma ação contra os envolvidos na realização do vídeo.

لو كانت اجنبية كان تغزلوا بجمال خصرها وفتنتة عيناها .. بس لانها سعودية يطلبوا محاكمتها ! #مطلوب_محاكمة_مودل_خلود
pic.twitter.com/ttYqynySN2

— فاطمة ��لعيسى (@50BM_) July 16, 2017

O vídeo iniciou uma grande discussão nas redes sociais, com muitos a pedirem a prisão da mulher por quebrar os código de indumentária, e com outros a elogiarem-na pela coragem. Fatima al-Issa, uma usuária, disse nas redes sociais que “se a mulher fosse estrangeira as pessoas falavam da sua beleza, mas como é saudita, pedem a sua prisão”. Outro argumentou que se devem respeitar as leis do país: “Na França, o hijab [véu de rosto] é banido e as mulheres são multadas se o usarem. Na Arábia Saudita, usar roupas modestas é regra segundo as leis do reino”.

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem conduzir, nem viajar para fora do país sozinhas, tendo de manter o corpo coberto da cabeça aos pés.

1
1