www.dn.ptdn.pt - 25 jun. 12:19

Diplomacia - Turquia considera ultimato ao Qatar "contrário ao direito internacional"

Diplomacia - Turquia considera ultimato ao Qatar "contrário ao direito internacional"

Presidente turco diz que exigências feitas ao Qatar não são "razoáveis". País está a ser acusado de "apoio ao terrorismo"

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou hoje que o ultimato apresentado pela Arábia Saudita e os seus aliados ao Qatar, que acusam de "apoiar o terrorismo", é "contrário ao direito internacional".

"Nós apoiamos [a posição do Qatar] porque nós consideramos que a lista de 13 exigências é contrária ao direito internacional", declarou o chefe de Estado turco, citado pela agência pró-governamental Anadolu.

O Qatar afirmou que estas exigências, entre as quais o encerramento do canal Al-Jazeera, não são "razoáveis".

Este país anunciou no sábado que está a preparar uma resposta adequada às exigências dos países árabes que cortaram relações com Doha no início de junho, salientando, porém, que tais imposições são uma "invasão à soberania" daquele país.

Em 05 de junho, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein cortaram relações diplomáticas com o Qatar, que acusaram de apoio ao terrorismo, na mais grave crise regional desde a guerra do Golfo de 1991.

A Casa Branca disse na sexta-feira que a crise diplomática com o Qatar é "um assunto de família" e exortou os países daquela região a encontrarem uma solução.

NewsItem [
pubDate=2017-06-25 13:19:00.0
, url=http://www.dn.pt/mundo/interior/turquia-considera-ultimato-ao-qatar-contrario-ao-direito-internacional-8589266.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=177
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_25_233828738_diplomacia--turquia-considera-ultimato-ao-qatar-contrario-ao-direito-internacional
, topics=[qatar, diplomacia, mundo, turquia, internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]