observador.ptobservador.pt - 25 jun. 10:03

Volkswagen readquire veículos do Dieselgate na Alemanha

Volkswagen readquire veículos do Dieselgate na Alemanha

Dois tribunais alemães condenaram a Volkswagen a compensar alguns dos seus clientes afectados pelo chamado Dieselgate. A marca não recorreu e vai comprar de volta os veículos em questão.

Dois tribunais regionais da Alemanha decidiram a favor dos queixosos em processos relacionados com o famoso escândalo das emissões Diesel da Volkswagen, condenando a marca a compensar estes seus clientes pelos danos sofridos. Segundo adianta a agência Reuters, e no que será uma iniciativa rara na Europa por parte da casa de Wolfsburg, a Volkswagen decidiu não recorrer das sentenças, e vai mesmo readquirir os automóveis em questão (os famosos “buy back”).

A mesma fonte adianta que a marca justifica a sua decisão neste sentido apenas porque os montantes envolvidos nesta compensação não são significativos, sendo, por isso, meramente excepcional. Acrescentando que, por um lado, não espera que as sentenças agora proferidas venham a ter influência noutros processos em curso relacionados com a mesma problemática, e que não abdica de fazer uso, no futuro, do seu direito de recorrer de qualquer decisão judicial, sempre que considere injustificadas as exigências dos seus clientes.

Ainda assim, e apesar de a Volkswagen afirmar que esta inédita tomada de posição apenas se aplica aos dois processos referidos, a sociedade de advogados Rogert & Ulbrich, de Dusseldorf, também citada pela Reuters, adianta que foram três os casos em que a marca não recorreu, nestes se incluindo o veredicto proferido em Abril por um tribunal de Wuppertal.

Um pouco por toda a Europa, as associações de defesa do consumidor têm vindo a pressionar no sentido de a Volkswagen compensar os seus clientes europeus que adquiriram automóveis da marca equipados com dispositivos ilegais destinados a manipular as emissões, tal como aconteceu nos EUA. Algo que a marca germânica sempre tem recusado fazer, alegando não ter violado qualquer lei europeia e, por isso, a mais não se comprometendo do que a reparar todos os veículos afectados até ao final do próximo Outono.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
NewsItem [
pubDate=2017-06-25 11:03:45.0
, url=http://observador.pt/2017/06/25/volkswagen-readquire-veiculos-do-dieselgate-na-alemanha/
, host=observador.pt
, wordCount=310
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_25_1881691954_volkswagen-readquire-veiculos-do-dieselgate-na-alemanha
, topics=[europa, auto, alemanha, atualidade, ambiente, mundo, marcas, volkswagen]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]