www.publico.ptpublico.pt - 25 jun. 10:00

Convento de S. Paulo de Alferrara reabre após 50 anos de abandono

Convento de S. Paulo de Alferrara reabre após 50 anos de abandono

Enquadramento paisagístico ímpar, em plena Quinta de S. Paulo, na Arrábida é mais-valia principal do monumento do século XIV que foi resgatado da ruína.

O Convento de S. Paulo de Alferrara, monumento construído em 1383, situado na Quinta de S. Paulo, na Serra da Arrábida, no limite entre os concelhos de Palmela e Setúbal, já pode ser visitado após a conclusão da segunda fase de reabilitação que assegurou a consolidação parcial da estrutura.

O edif��cio histórico, que integra o património da antiga Quinta de S. Paulo, que é hoje propriedade da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), fica agora disponível para visitas da comunidade, sujeitas a marcação, após 50 anos de “abandono violento”, como disse Vítor Mestre, arquitecto responsável pela intervenção.

A inauguração da reabilitação parcial do convento teve lugar na quinta-feira, ao final do dia, numa cerimónia que juntou algumas dezenas de pessoas e que incluiu uma visita pela área já restaurada, que inclui o claustro, a nave da igreja e o antigo refeitório e respectiva cozinha. No refeitório nasceu uma grande sala de reuniões, com uma soberba vista sobre a encosta da serra.

A obra, no valor de 400 mil euros, teve um prazo de execução de seis meses, e, segundo o presidente da AMRS “cada cêntimo investido valeu a pena”.

A reabertura foi um dia considerado histórico por diversos responsáveis presentes, a começar pela secretária-geral da AMRS, Fátima Mourinho, que recordou o início de um longo processo, iniciado em 1986 com a compra da quinta, pela associação de municípios, à Câmara Municipal de Setúbal.

Fátima Mourinho, emocionada, lembrou ainda que o antigo convento foi recebido pela AMRS “sem espólio, sem azulejos e em estado iminente de ruína”.

Hoje o edifício está parcialmente recuperado – a igreja, e várias salas em redor dos claustros – num “caminho que vai prosseguir com a recuperação total do Convento de S. Paulo”, afirmou a secretária-geral dos municípios.

O presidente do conselho directivo da AMRS acrescentou que a reabilitação não está “nem a meio caminho”, mas assegurou que o processo já é “imparável”.

“Estamos próximos das eleições, outros dirigentes virão para a AMRS, mas creio que já ninguém vai parar este processo, porque é o caminho certo”, disse Rui Garcia.

O autarca explicou que a associação recusa uma utilização “mercantilista” do espaço agora reabilitado, optando por reservar o convento para reuniões e iniciativas promovidas pelos municípios da região, compatibilizando este uso com as visitas da comunidade que serão possíveis a partir de agora.

O convento fica em território ainda de Palmela, pelo que o vereador Luís Calha, em representação da Câmara de Palmela, disse tratar-se de um dia “especial para a região e para o concelho”. Luís Calha sublinhou que “através da reabilitação valoriza-se a história e a identidade” local e regional e defendeu que “só devolvendo o património à população é possível construir o futuro”. O autarca palmelense terminou dizendo que esta reabilitação do património é “um exemplo para o país”.

A inauguração contou com as presenças do vereador Manuel Pisco, da Câmara de Setúbal e do antigo presidente da AMRS, Alfredo Monteiro, que dirigia a associação na altura em que foi tomada a decisão de reabilitar o convento.

Na mesma quinta, em S. Paulo, existe um segundo convento, também propriedade da associação de municípios. O Convento dos Capuchos, formalmente designado, como Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Frades Franciscanos Capuchos de Alferrara, construído em 1578 e reconstruído em finais do século XVII, está num estado de degradação bastante mais acentuado do que estava o Convento de S. Paulo.

A AMRS não tem ainda plano para a eventual recuperação deste segundo convento, que está praticamente em ruínas.

NewsItem [
pubDate=2017-06-25 11:00:00.0
, url=https://www.publico.pt/2017/06/25/local/noticia/convento-de-s-paulo-de-alferrara-reabre-apos-50-anos-de-abandono-1776710
, host=www.publico.pt
, wordCount=573
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_25_137891823_convento-de-s-paulo-de-alferrara-reabre-apos-50-anos-de-abandono
, topics=[local]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]