www.publico.ptpublico.pt - 25 jun. 11:38

Explosão de camião cisterna mata 140 pessoas no Paquistão

Explosão de camião cisterna mata 140 pessoas no Paquistão

Vítimas tentavam recolher combustível derramado quando o veículo se virou, depois de um acidente rodoviário.

Uma multidão tinha-se juntado à volta de um camião cisterna que vertia combustível quando este se virou, após um acidente rodoviário na cidade de Ahmedpur Leste. O condutor perdeu o controlo do veículo, quando um pneu rebentou ao fazer uma curva apertada e o camião capotou. À volta da viatura acidentada juntou-se muita gente, a tentar aproveitar o combustível grátis, sobretudo motorizadas. Até que de repente houve uma explosão e pelo menos 140 pessoas morreram, diz a BBC. 

O incêndio pode ter começado quando alguém acendeu um cigarro, produzindo uma grande bola de fogo, disseram fontes da policia à emissora britânica. O camião transportava 25 mil litros de combustível. Além das mortes, pelo menos 80 pessoas ficaram feridas. 

"As pessoas tinham começado a recolher combustível, com jarros e panelas, e telefonaram a amigos e familiares que viviam perto para virem também, quando se deu a explosão, queimando toda a gente", disse à BBC um porta-voz do governador provincial, Malik Muhammad Ahmed Khan. Algumas vitimas ficaram tão queimadas que só poderão ser identificadas com testes de ADN, acrescentou.

Antes do acidente, e quando o camião bloqueava a estrada, a polícia tentou dispersar a população mas não conseguiu, disse à Reuters o porta-voz. O condutor do pesado sobreviveu e foi levado pela polícia, segundo a mesma fonte. As estradas paquistanesas são perigosas, e a má manutenção dos veículos e condução perigosa contribuem para uma elevada sinistralidade.

O primeiro-ministro paquistanês, Muhammad Nawaz Sharif, que estava em visita ao Reino UNido, expressou “dor profunda pela pesada perda de vida”, de acordo com a CNN, e regressou mais cedo ao seu país, diz a BBC.

NewsItem [
pubDate=2017-06-25 12:38:04.0
, url=https://www.publico.pt/2017/06/25/mundo/noticia/explosao-com-camiao-cisterna-mata-132-pessoas-no-paquistao-1776848
, host=www.publico.pt
, wordCount=266
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_25_1364636597_explosao-de-camiao-cisterna-mata-132-pessoas-no-paquistao
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]