www.dn.ptCarlos Nogueira - 25 jun. 01:13

Opinião - Há mais Portugal além de CR7

Opinião - Há mais Portugal além de CR7

Cristiano Ronaldo é, hoje, um símbolo de Portugal e uma das formas de o país ser falado e reconhecido nos mais diversos cantos do mundo. Mas a imagem que alguns russos têm dos portugueses vai muito além do futebol e do melhor jogador do mundo. Numa das muitas e longas viagens por Moscovo através do metropolitano, um homem, na casa do 40, foi despertado pela acreditação que os jornalistas carregam pendurada ao pescoço... "Você é português?", perguntou, num inglês com um sotaque característico de um povo que se orgulha do seu idioma, que aos nossos ouvidos é de difícil compreensão.

O futebol, como é lógico, foi logo tema de conversa. Ronaldo, Danny e, claro a seleção portuguesa. "Vão ganhar à Rússia", previu na altura. Depois revelou uma enorme paixão por Portugal, país que para ele é ainda desconhecido, pois o mais perto que esteve foi na Argélia. O encantamento pelo nosso país e pela nossa cultura vem de há séculos... Luís Vaz de Camões, o poeta dos navegadores portugueses, como fez questão de o classificar. Vasco da Gama, como exemplo maior de "um país de marinheiros".

Mas este moscovita, cujo nome não foi possível saber pois a conversa foi interrompida porque a estação onde devíamos sair tinha chegado, surpreendeu-nos ainda mais quando revelou o seu conhecimento pelo paladar adocicado dos vinhos do Porto e da Madeira. E ainda teve tempo de prometer que iria provar os vinhos de mesa de excel��ncia, alguns dos quais já são vendidos em Moscovo, a preços pouco acessíveis. Como sabe bem, numa longínqua cidade com mais de 12 milhões de habitantes, encontrar alguém que nunca esteve em Portugal com um conhecimento tão apaixonado do nosso país e da sua cultura. Definitivamente, Portugal não é só Ronaldo. E ainda bem!

NewsItem [
pubDate=2017-06-25 02:13:00.0
, url=http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/ha-mais-portugal-alem-de-cr7-8589037.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=193
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_25_1235683443_opiniao--ha-mais-portugal-alem-de-cr7
, topics=[opinião, convidados, carlos nogueira]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]