www.cmjornal.ptReginaldo Rodrigues de Almeida - 25 jun. 01:30

Só com tecnologia é difícil...

Só com tecnologia é difícil...

Também no combate aos fogos, a tecnologia tem tido uma crescente importância.

Por maior incremento que exista na modernização das estruturas de apoio, na logística e nos processos de formação no combate aos incêndios, os malfadados fogos florestais continuam a chegar em força, verdadeiros demónios que relegam outros temas para o plano secundário nos órgãos de comunicação social.

Ainda que muitas das vezes a eficácia dos resultados alcançados pareça ficar longe dos resultados esperados, é caso para perguntar: o que seria se esse desenvolvimento não existisse?

É bom realçar que a expressão tecnológica é fruto da ciência, logo não faz milagres, não resolve - nem nunca resolverá - autonomamente qualquer incêndio, por maior que seja a coragem dos profissionais e voluntários das corporações de bombeiros, verdadeiros heróis que arriscam a vida num campo de batalha traiçoeiro e sem qualquer código de ética!

Que se continue a desenvolver soluções tecnológicas, mas que se faça convergir políticas públicas com (saudáveis) interesses privados, pois só assim haverá bons resultados. Como a solução passa sobretudo pela prevenção e pela educação dos cidadãos, o coletivo tem de sobrepor-se ao individual e, aí sim, podem crer, a tecnologia será bem mais eficaz.
NewsItem [
pubDate=2017-06-25 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/reginaldo-rodrigues-de-almeida/detalhe/so-com-tecnologia-e-dificil
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=182
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_25_1101689786_so-com-tecnologia-e-dificil-
, topics=[reginaldo rodrigues, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]