www.dn.ptdn.pt - 24 jun. 18:14

Diplomacia - Presidente sul-coreano convida Coreia do Norte para os Olímpicos de inverno

Diplomacia - Presidente sul-coreano convida Coreia do Norte para os Olímpicos de inverno

Presidente sul-coreano Moon defende que desporto pode ser um vetor de paz

O presidente sul-coreano Moon Jae-in convidou hoje a Coreia do Norte a participar nos Jogos Olímpicos de inverno de Pyeongchang2018, defendendo que o desporto pode ser um vetor de paz.

"Acredito na força do desporto para ajudar a negociar a paz. Se uma delegação norte-coreana participar nos Jogos Olímpicos de inverno de Pyeongchang, penso que isso contribuirá largamente para encarnar os valores olímpicos da amizade e da paz", argumentou, na abertura dos Campeonatos do Mundo de taekwondo, em Muju, na Coreia do Sul.

O mais alto responsável do Desporto da Coreia do Norte, Jang Woong, único membro norte-coreano do Comité Olímpico Internacional (COI), compareceu hoje em Muju, acompanhando uma delegação de atletas do seu país.

Em março, Jang declarou que não via qualquer motivo para que a Coreia do Norte fosse excluída dos Jogos Olímpicos de 2018.

Este é mais um sinal de aproximação entre as duas Coreias, algo que Moon Jae-in tem incentivado. O presidente sul-coreano sugeriu, a 13 de junho, uma candidatura comum dos dois países à organização do Mundial de futebol de 2030, conjuntamente com a China e o Japão.

NewsItem [
pubDate=2017-06-24 19:14:00.0
, url=http://www.dn.pt/mundo/interior/correcao-presidente-sul-coreano-convida-coreia-do-sul-para-os-jogos-olimpicos-de-inverno-8588345.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=179
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_24_95803294_diplomacia--presidente-sul-coreano-convida-coreia-do-norte-para-os-jogos-olimpicos-de-inverno
, topics=[coreia do sul, diplomacia, mundo, seul, coreia do norte]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]