www.jn.ptjn.pt - 24 jun. 22:58

Francisco Campos sagra-se campeão de estrada em Gondomar

Francisco Campos sagra-se campeão de estrada em Gondomar

Francisco Campos, corredor do Miranda/Mortágua, sagrou-se está tarde de sábado, em Gondomar, campeão nacional de Fundo (Linha) de Sub23, ao impor-se no difícil circuito da cidade do ouro.

O corredor natural de Penafiel gastou 4h 24' 09" para percorrer os 159,3 quilómetros que comportavam as nove voltas da prova, à média de 36.14 quilómetros por hora.

A chegada numa difícil subida, foi discutida ao sprint, tendo Francisco Campos batido André Carvalho (Team Cipollini), que ficou a 3", com David Ribeiro (Liberty Seguros) a ser terceiro a 11".

A equipa da Liberty Seguros, liderada por Manuel Correia, que foi a grande animadora da prova, sempre com dois ou três corredores nas fugas, acabou por ser a grande derrotada.

Campos, que não começou bem a corrida, acabou por, na parte final, integrar um grupo de quatro corredores que perseguiam seis fugitivos, com a junção a ser feita na última volta, a 17,3 quilómetros do final.

A 500 metros da meta, início da difícil subida, Campos e Carvalho atacaram, com o ciclista de Penafiel a entrar na zona das barreiras na frente e a conseguir o título de Sub23. Dos 71 corredores que iniciaram a prova só duas dezenas a concluíram.

Ao JN, Francisco Campos explicou o que aconteceu: "Não comecei, mas reencontrei-me, soube esperar pelo grupo certo e, num final ao meu jeito, consegui concretizar o objetivo da equipa que passava pela minha conquista do titulo".

O atleta vai estrear a camisola da campeão nacional na Volta a Portugal do Futuro, que começa na próxima quinta-feira em Oliveira e Semeia.

No domingo, a partir das 11.30 horas, disputa-se a prova de Elites, na distância de 177 quilómetros, onde o gondomarense André Cardoso, que vai correr o Tour de França ao lado de Alberto Contador, se apresenta como principal candidato.

NewsItem [
pubDate=2017-06-24 23:58:00.0
, url=http://www.jn.pt/desporto/interior/francisco-campos-sagra-se-campeao-de-estrada-em-gondomar-8588965.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=262
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_24_574658188_francisco-campos-sagra-se-campeao-de-estrada-em-gondomar
, topics=[desporto, ciclismo]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]