www.dn.ptNANDINI SINGLA - 24 jun. 01:35

Opinião - As relações indo-portuguesas: da história partilhada à construção do futuro

Opinião - As relações indo-portuguesas: da história partilhada à construção do futuro

A Índia e Portugal partilham laços históricos, unidos por estreitos vínculos culturais e comerciais. Hoje, a Índia e Portugal partilham muito mais do que apenas o comércio e uma forte ligação cultural, partilham a mesma visão do mundo - um mundo alicerçado em democracia, pluralismo, inclusão e abertura num momento de divisões crescentes. Partilham laços de linguagem e afinidade, e um desejo comum de construir uma parceria voltada para o futuro.

O intercâmbio de duas visitas dos respetivos primeiros-ministros em menos de seis meses atesta o desejo mútuo de aprofundar os laços a um ritmo acelerado.

A visita do primeiro-ministro António Costa à Índia, em janeiro, não só evidenciou uma receção calorosa ao primeiro primeiro-ministro de origem indiana na Europa como lançou também oito acordos e um roteiro ambicioso para melhorar as relações indo-portuguesas. Quando o primeiro-ministro Narendra Modi retribuir com uma visita a Lisboa neste sábado, os líderes avaliarão a evolução conseguida na implementação desta visão.

Será gratificante ver as avançadas parcerias bilaterais forjadas em vários setores prioritários em menos de seis meses: investigação espacial, investigação científica e inovação, empreendedorismo, ensino superior, comércio e investimento, cultura, cinema e relações pessoais. Na área da ciência, eles podem analisar o lançamento de 15 projetos bilaterais de investigação conjunta em áreas de ponta como nanotecnologia, engenharia de tecidos e pesquisa marinha, bem como a incorporação da Índia na iniciativa internacional para criar o Centro de Investigação Internacional do Atlântico (AIR) nos Açores para investigação integrada em oceanografia, ciências da terra, mudanças climáticas e investigação espacial. Os dois líderes discutirão formas de aprofundar ainda mais a colaboração científica e tecnológica, inclusive através de acordos institucionais. Com a Índia como país convidado para o Festival Português de Ciência 2017 no próximo mês, a colaboração científica entre os dois governos, instituições e investigadores deverá aumentar significativamente.

Dada a prioridade atribuída pelos dois primeiros-ministros em janeiro ao estímulo ao comércio e ao investimento, eles irão analisar o lançamento de duas plataformas de negócios, o Conselho Empresarial Índia-Portugal criado pela Federação Indiana das Câmaras do Comércio e da Indústria (FICCI) e pela Câmara Portuguesa de Comércio (CCIP) para impulsionar o envolvimento bilateral, e a Associação Portugal-Índia Business Hub para estimular o envolvimento comercial da Índia com os países lusófonos através da diáspora. Irão também dar as boas-vindas ao investimento de 36 milhões de euros no setor automóvel feito pelo grupo indiano Sakthi em Águeda como exemplo do interesse crescente em Portugal entre os investidores indianos.

Enquanto líderes de países que se concentram no impulso ao empreendedorismo, os dois primeiros-ministros discutirão formas de avançar a parceria entre a Índia e Portugal para startups anunciada em janeiro durante a visita de António Costa. Discutirão também o lançamento de um projeto-piloto em gestão da água, bem como a cooperação em áreas-chave como o desenvolvimento de infraestruturas, defesa, energias renováveis, gestão de resíduos, tecnologia da informação e turismo e hospitalidade.

Os líderes falarão também da recente visita a Portugal do primeiro lote de estudantes indianos num programa de intercâmbio no setor hoteleiro e procurarão expandir esses intercâmbios de jovens para as áreas de desporto, cultura, educação e empreendedorismo. Novos acordos serão também elaborados nos campos científico, cultural e das relações pessoais.

Como dirigentes de países que partilham uma visão comum do mundo e estão do mesmo lado em questões globais como o terrorismo, as alterações climáticas e a reforma da ONU, os dois primeiros-ministros discutirão várias questões regionais e internacionais de interesse mútuo, incluindo as relações Índia-UE.

As relações indo-portuguesas estão numa fase emocionante de intensificação, transformando a nossa história partilhada na promessa de uma parceria do século XXI que promova um futuro melhor para os nossos povos e para o mundo. A visita do primeiro-ministro Modi irá servir para nos aproximar da realização dessa visão.

EMBAIXADORA DA ÍNDIA em portugal

NewsItem [
pubDate=2017-06-24 02:35:00.0
, url=http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/as-relacoes-indo-portuguesas-da-historia-partilhada--a-construcao-do-futuro-8587403.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=551
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_24_1877680305_opiniao--as-relacoes-indo-portuguesas-da-historia-partilhada-a-construcao-do-futuro
, topics=[opinião, convidados]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]