sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 24 jun. 19:08

Exame pode ser anulado esta semana

Exame pode ser anulado esta semana

Ministério Público e Inspeção da Educação estão a analisar uma alegada fuga de informação sobre o conteúdo do exame nacional de Português do 12.º ano. Será tomada uma decisão esta semana.

O IAVE - Instituto de Avaliação Educativa - vai decidir durante esta semana se anula o exame nacional de Português do 12.º ano, por causa de uma alegada fuga de informação sobre o conteúdo da prova que foi realizada na passada segunda-feira .Contactado pelo i, o IAVE não adianta quando será tomada uma decisão dizendo apenas que «só no início da próxima semana» haverá mais informação sobre o futuro da prova.

Até lá, explica o instituto responsável pelos exames nacionais, espera que os investigadores apurem se a fuga sobre o conteúdo dos exames circulou antes ou depois da realização da prova.

O Ministério da Educação continua em silêncio sobre este assunto, enquanto os 74.067 alunos que resolveram a prova estão sem saber o que vai acontecer.

Em causa está uma gravação áudio de uma aluna, que não se identifica, a contar todos os tópicos que vão sair no exame. A informação terá chegado aos alunos através de uma explicadora que é também presidente de um sindicato. E os tópicos coincidiram com o que acabou por sair no exame. «Ó malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive. E pediu para ela treinar também uma composição sobre a importância da memória...», ouve-se na mensagem divulgada pelo Expresso.

De acordo com a denúncia que chegou ao IAVE, este áudio circulou na internet, nas redes sociais, dias antes dos alunos se apresentarem a exame.

Para já, a fuga está a ser investigada pelo Ministério Público e pela Inspeção Geral da Educação, a pedido do IAVE.    

Caso seja comprovada a fuga de informação antes da realização do exame, de acordo com o regulamento em vigor, a prova deverá ser anulada. Nenhum exame nacional foi anulado, pelo menos, nos últimos 20 anos.

Para ora, o instituto diz apenas que «nesta fase o processo está a entrar em fase de averiguação e estará em segredo de justiça, nada mais havendo a declarar».

Outra suspeita

A suspeita de fuga de informação que está a ser investigada não foi a única que andou a circular pela internet. No sábado ao final da tarde, de acordo com alguns alunos, o exame terá estado disponível no site do IAVE.

Chegaram ao i fotos com o link do exame na página da internet do IAVE e chegaram várias trocas de mensagens com tópicos do exame. Na altura, o diário i questionou o Ministério da Educação sobre a suspeita de fuga durante o fim de semana e, na altura, o IAVE garantiu que «não houve qualquer publicação» do exame no site.

O conteúdo do exame acabou por não coincidir com a prova que foi apresentada aos alunos. 

NewsItem [
pubDate=2017-06-24 20:08:00.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/569329/exame-pode-ser-anulado-esta-semana-
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=464
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_24_163901719_exame-pode-ser-anulado-esta-semana
, topics=[educação, sociedade, ministério da educação]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]