www.cmjornal.ptAlexandre Pais - 24 jun. 01:30

De piano às costas

De piano às costas

Houve repórteres a dizer disparates mas a sofrer e a aguentar horrores.
Com exceção da RTP – que tem lá as suas tralhas alinhadas ainda que o Mundo desabe – os canais puseram de parte as grelhas para acompanharem ao segundo a dor do país perante a tragédia de Pedrógão Grande.

O combate heroico dos bombeiros e o esforço de tantos outros agentes para enfrentar o fogo e proteger as pessoas obrigaram também os jornalistas a um trabalho repleto de dificuldades. E ficaram claras as diferenças entre as vedetas de trazer por casa e os carregadores de piano da informação.

De um lado, os bem pagos profissionais mediáticos, que subiram ao palco a fingir meter a mão na massa, quem sabe se para escreverem amanhã mais um livrinho oportunista. Foram incursões rápidas, para acionista ver, sem qualquer mais-valia de reportagem e algumas de uma ligeireza atroz.

Do lado oposto – porque só aparentemente é o mesmo – os descamisados do costume, os repórteres todo-o-terreno com horários de até-ser-preciso, sujos de fumo, suados e despenteados, sem dinheiro para guarda-roupa ou ir ao dentista. Disseram muitos disparates, inevitáveis face às circunstâncias, mas sofreram e aguentaram horrores para nos contar tudo – até aquilo que havia a esperança de que não tivesse acontecido. Orgulho por eles!
NewsItem [
pubDate=2017-06-24 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/alexandre-pais/detalhe/de-piano-as-costas
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=198
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_24_1299447969_de-piano-as-costas
, topics=[opinião, alexandre pais]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]