www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 8 jun. 18:18

Cloud para psiquiatria e nanotecnologia premiadas pela PT

Cloud para psiquiatria e nanotecnologia premiadas pela PT

A NeuroPsyCADe a Mater Dynamics venceram o concurso Prémios Inovação do operador.

O júri do Prémio Inovação PT seleccionou a equipa NeuroPsyCAD e a Mater Dynamics como vencedores do concurso de empreendedorismo, respectivamente nas categorias finalistas de mestrado/doutoramento e startups. A primeira desenvolve um projecto na área do diagnóstico de doenças neuro-psiquiátricas, em plataforma de cloud computing e recebe um prémio monetário de cinco mil euros, além de serviços cloud PT no mesmo valor .

O vencedor da categoria startups recebe um prémio monetário de 15 mil euros, além de serviços Cloud PT em igual valor. No âmbito de uma parceria entre a Altice Labs e a Agência Nacional de Inovação (ANI), os três finalistas da academia, pela relevância dos seus projectos, têm acesso directo ao programa de imersão “Born From Knowledge IDEAS 2017”.

Já no caso da categoria Startups, o projecto vencedor do Prémio Inovação PT será também distinguido com o “Born From Knowledge Award”, que reconhece os projectos nascidos do conhecimento assim como empresas que se destacam em actividades de investigação e desenvolvimento.

Os premiados:

NeuroPsyCAD: desenvolve uma plataforma em cloud com o objectivo principal de providenciar um suporte ao diagnóstico de doenças neuro-psiquiátricas. Compara estatisticamente uma imagem biomédica do paciente (fornecida pelo médico) com uma base de dados normalizada e representativa da população.

A análise feita pela plataforma da NeuroPsyCAD é realizada automaticamente em horas, ao contrário do processo tradicional que chega a demorar vários meses, diz um comunicado. Devolve ao médico um relatório explicitando o risco de o paciente vir a ter uma doença específica (ou um prognóstico específico).

Mater Dynamics: o QStamp é um sensor flexível na forma de etiqueta sem fios que, através de nano-sensores, mede temperatura, humidade, pressão e luz. Constitui um elemento passivo concebido para ser aplicado em qualquer material, independentemente da sua forma. Os parâmetros recolhidos são enviados para uma base de dados através de protocolos sem fio (ex.: RFID). O respectivo software converte as informações recolhidas em dados accionáveis por diferentes sistemas (Ex.: Microsoft Excel, ERP empresarial) via API.

 Por Comunicado de imprensa Tags
NewsItem [
pubDate=2017-06-08 19:18:51.0
, url=https://www.computerworld.com.pt/2017/06/08/cloud-para-psiquiatria-e-nanotecnologia-premiadas-pela-pt/
, host=www.computerworld.com.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_08_1196856903_cloud-para-psiquiatria-e-nanotecnologia-premiadas-pela-pt
, topics=[altuce, mater dynamics, neuropsycad, tecnologia, pt, startups]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]