www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 22 fev. 15:20

CMU Portugal com 1,2 milhões para investigação exploratória

CMU Portugal com 1,2 milhões para investigação exploratória

São prioritárias trabalhos inseridos no contexto do Atlantic International Research Center (AIR Center), ciência de dados, ciência da computação, engenharia electrotécnica e de Computadores, matemática aplicada e gestão de tecnologia.

dinheiroO Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), abriu o período de candidaturas para projectos de investigação exploratória, em áreas estratégicas emergentes. O investimento total disponível para as instituições de investigação portuguesas é de 700 mil euros, acrescido de de cerca de 500 mil dólares para investigação complementar, na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

A organização do programa prevê que sejam apoiados sete a dez projectos. O financiamento máximo às instituições de investigação portuguesas para cada um��é de 100 mil euros, com as propostas a terem uma duração máxima de 12 meses, detalha. O prazo decorre até às 17 horas de 12 de Abril de 2017.

“As propostas serão utilizadas para identificar e avaliar áreas estratégicas emergentes a considerar no desenho de uma potencial terceira fase do programa”, refere um comunicado. De um total de 47 projectos, 25 decorreram na primeira fase da parceria e 22 têm decorrido ao abrigo da segunda fase, acrescenta.

Os projectos candidatos deverão, preferencialmente, contribuir cientificamente para a iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center) e para o desenvolvimento dos seus objectivos, descritos no sítio da FCT. No geral devem “estimular e promover a competitividade internacional e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia de Portugal, nas TIC) enquanto tal, ou enquanto tecnologias capacitadoras em diferentes sectores de aplicação.”

Seis áreas de preferência

O programa CMU Portugal pretende receber candidaturas nas seguintes áreas:

‒ investigação integrada no contexto do Atlantic International Research Center (AIR Center);
‒ engenharia e ciência de dados;
‒ ciência de computadores;
‒ engenharia electrotécnica e de computadores;
‒ matemática aplicada;
‒ políticas e gestão de tecnologia.

 Por Comunicado de imprensa Tags
NewsItem [
pubDate=2017-02-22 16:20:40.0
, url=http://www.computerworld.com.pt/2017/02/22/cmu-portugal-com-12-milhoes-para-investigacao-exploratoria/
, host=www.computerworld.com.pt
, wordCount=271
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_02_22_392618952_cmu-portugal-com-1-2-milhoes-para-investigacao-exploratoria
, topics=[tecnologia, carnegie mellon portugal, i&d]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]