visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 jun. 08:00

Visão | Das alturas do Javá Rooftop, Lisboa é toda nossa

Visão | Das alturas do Javá Rooftop, Lisboa é toda nossa

Com uma panorâmica arrebatadora sobre o Tejo, o Javá Rooftop, o novo terraço com restaurante e bar, no Cais do Sodré, em Lisboa, será um dos spots deste verão

Javá é a palavra francesa que antigamente se usava para dizer que se fez uma grande festa. Uma expressão seguramente ouvida muitas vezes pelo casal belga, Margaux Marcy e Pierre d’Andrimont, donos deste novo terraço – um segredo com mais de 65 anos que poucos conheciam – e ainda do vizinho Café Janis, ali mesmo na esquina da Rua da Moeda e da Leonetta, “gastroteca” italiana recém-aberta no Bairro Alto. Só quem trabalhou no Antigo Edifício das Centrais Telefónica e Telegráfica de Lisboa, conhecido como Palácio dos Correios, uma obra do arquiteto Adelino Alves Nunes, inaugurada em 1953, teve o privilégio de subir ao último andar e abraçar a vista sobre a Praça D. Luís I, agora em tons de verde e roxo graças aos jacarandás em flor.

Dali, como que empoleirados à varanda, a bebericar um cocktail ou uma cerveja, reparamos na imponente cúpula do edifício do Mercado da Ribeira; mesmo em frente, avistamos Almada e o seu Cais do Ginjal; à direita, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei em pano de fundo. Dali, Lisboa é toda nossa.

Foto: Carlos Vieira

O Javá destaca-se pela vista nas alturas, num ambiente descontraído e cosmopolita, até porque já são muitos os estrangeiros a cirandar pela cidade, mas também promete ao nível da comida, de sabores mediterrâneos preparados ora na grelha, ora no forno.

A cada três meses, Margaux e Pierre vão convidar novos chefes para cozinhar e criar as ementas dos jantares pop up, às quintas e sextas (17h-22h30). Para já, é a dupla da Malamadre Food a responsável pelas comidas crocantes com toques da América Latina, como as sanduíches de frango frito crocante e picante, com maionese de queijo azul, pickles, jalapeños e couve-roxa (€10) ou de polvo guajillo, maionese de endro, coentros e ananás em bolo do caco negro (€12). Ao fim de semana, há brunch (10h-16h) servido à carta, dividida em quatro categorias, da saudável às panquecas, do abacate aos ovos escalfados. A decoração com um toque tropical, sem deixar cair a imagem de café parisiense, faz-nos viajar, pelo menos, sentados à mesa.

Foto: Carlos Vieira

Javá > 8Building, Pç. D. Luís I, 30, 5º, Lisboa > T. 21 823 7685 > qua-sex 18h-22h30, sáb-dom 10h-22h30 (brunch 10h-16h) > Reservas: java.superbexperience.com

NewsItem [
pubDate=2021-06-22 09:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/visaose7e/comer-e-beber/2021-06-22-das-alturas-do-java-rooftop-lisboa-e-toda-nossa/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=372
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_22_1467326048_visao-das-alturas-do-java-rooftop-lisboa-e-toda-nossa
, topics=[comer e beber, terraço, bar, javá, cais do sodré, café janis, restaurante, leonetta, visão sete, rooftop]
, sections=[]
, score=0.000000]